Destaques Destaques

Voltar

Lançadas plataforma UFPE Saúde Digital e nova edição das diretrizes de retomada das atividades presenciais

Plataforma UFPE Saúde Digital traz orientações e faz o monitoramento de sintomas da covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco tem um novo aliado para auxiliar a comunidade acadêmica no enfrentamento da covid-19 com apoio da tecnologia. Trata-se da plataforma UFPE Saúde Digital, lançada, no dia 27 de junho, no Auditório Murilo La Greca, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Recife. Na mesma ocasião, foi apresentada a nova edição das diretrizes de retomada das atividades presenciais na UFPE, que foi abordada no “Experiências e desafios no enfrentamento a emergências em saúde pública: o que aprendemos e temos a ensinar?”, realizado nos dias 20 e 21 de junho. 

A plataforma UFPE Saúde Digital traz orientações e faz o monitoramento de sintomas da covid-19. Também permite divulgar canais e rede com profissionais de saúde, inclusive via canal de teleorientação. “Ela [a plataforma] tem recursos relacionados à questão do ‘mobile’, do uso do celular, mas também anexa toda a característica de informação e armazenamento de informação dentro dos nossos servidores, onde a gente pode fazer toda a parte estatística, levantamento gráfico ou levantamento georreferenciado”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade, Marco Aurélio Bennedetti. 

Para acessar a plataforma, basta clicar aqui para informações de como obter o aplicativo (que, em breve, também estará disponível no Google Play e na App Store), e o login deve ser feito com o UFPE ID. O usuário poderá adicionar informações sobre seu esquema vacinal e convívio social, além de responder questões referentes à sua saúde na tela de autoavaliação, que é uma forma de interação a respeito de sintomas sugestivos da covid-19. Embora não se configure como diagnóstico, a autoavaliação pode auxiliar no maior entendimento sobre os riscos de transmissão e contaminação da doença, bem como na procura de assistência à saúde com base nos sintomas.

A partir dos dados informados, o aplicativo fornece orientações personalizadas. Todos os dados são organizados para avaliação e servirão de apoio a ações de proteção sanitária voltadas à comunidade da UFPE. O sistema foi desenvolvido com base em informações do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, que conta com especialistas em diversas áreas da saúde, como infectologia, enfermagem, saúde coletiva etc.

“Esse aplicativo chega também num bom momento para que a gente possa reunir mais informações, dados confiáveis sobre a nossa comunidade e, obviamente, continuar prestando um grande serviço, que a gente vem fazendo, à sociedade de maneira geral”, disse o reitor Alfredo Gomes.

O evento do dia 27 também contou com apresentação da 3ª edição das diretrizes de retomada das atividades presenciais na UFPE. O documento, apresentado pelo integrante do GT Covid-19 da UFPE, Breno Caldas, traz o plano geral de retomada das atividades e as diretrizes institucionais adotadas pela UFPE durante a pandemia. A elaboração foi feita a partir de um trabalho conjunto realizado pelo GT Covid-19, entidades representativas da UFPE e pelas unidades internas da instituição.

“Esses dois produtos que nós estamos aqui olhando, atualizando um [diretrizes] e lançando o outro [plataforma], de fato, são produtos que foram construídos da melhor forma possível: coletivamente’’, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, que também coordena o GT Covid-19 da UFPE. Ele ressaltou a importância do documento e da plataforma para avançar no enfrentamento da pandemia, em apoio ao bem estar da comunidade e proteção da saúde. 

MESA – A mesa solene do evento foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pelo diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) e integrante do GT, Luiz Alberto Mattos; pela diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e integrante do GT, Cinthia Kalyne Alves; pelo superintendente de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Bennedetti; e por Breno Caldas, da assessoria do Gabinete e do GT Covid. Estavam também presentes pró-reitores, diretores de Centro, representantes de cursos e outros membros do GT, na ocasião.

Data da última modificação: 15/07/2022, 11:23