Destaques Destaques

Voltar

Equipe assistencial do HC realiza desejo de paciente oncológico de ver o mar

Luciano de França Santos, 56 anos, está internado na enfermaria de Oncologia desde dezembro do ano passado

Com o objetivo de promover e fortalecer a humanização dentro do ambiente hospitalar, o Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza diversas ações para ofertar esse cuidado aos pacientes acompanhados pela instituição. Uma ação bem especial envolvendo a humanização dentro do hospital-escola, realizada na tarde de quarta-feira (3), proporcionou ao paciente Luciano de França Santos, 56 anos, a ida à praia de Boa Viagem. Luciano está internado na enfermaria de Oncologia, desde dezembro do ano passado, e desejava muito ver o mar.

Fotos: HC-UFPE/Ebserh

O paciente e a filha realizaram o sonho de ir até a praia

Luciano é casado, pai de uma filha e natural do Cabo de Santo Agostinho. Luta contra um câncer no estômago desde setembro de 2020 e seu quadro clínico é bastante delicado. A filha dele, Ingridy Tainan da Silva França, 26 anos, procurou a enfermeira e supervisora da Enfermaria de Oncologia, Elisa Moura, para oferecer este momento ao pai. “Meu pai compartilhou seu desejo de ir à praia comigo e com a equipe multiprofissional que o acompanha. Sabendo do prazer e da felicidade que este momento lhe traria, tentei tudo o que estava ao meu alcance para que o desejo dele fosse realizado. Contamos com pessoas fundamentais para que tudo pudesse acontecer. O ambiente lhe proporcionou diversas memórias afetivas”, explicou Ingridy.

Para ela, este foi um dia marcante na vida dos dois, um dia repleto de memórias e ensinamentos. “Eu me senti muito privilegiada. Estar lá com ele me trouxe a memória dos seus ensinamentos, da importância de persistir na vida. Todos os dias meu pai me traz novos aprendizados”, disse.

Diversos profissionais do HC-UFPE/Ebserh se uniram para que tudo pudesse acontecer. A ação contou com o apoio da Divisão de Gestão do Cuidado, da equipe multiprofissional da Enfermaria de Oncologia, da Comissão de Cuidados Paliativos e da Central de Transportes da instituição.

Para a enfermeira supervisora da Enfermaria de Oncologia e membro da Comissão de Cuidados Paliativos do HC, Elisa Moura, poder oferecer um momento como esse de realizar os desejos de um paciente significa cuidar dele e da família, oferecendo conforto e solidariedade. “Como pessoa e como profissional, tenho certeza que esse momento proporcionou um bem inestimável. Assim como o tratamento medicamentoso precisa e deve ser feito, o tratamento humanizado também é fundamental”, afirmou.

Além de visitar a praia e ter visto o pôr do sol, Luciano e toda a equipe que o acompanhou ainda foram à igreja que ele costumava frequentar. Lá, ele participou de um culto e também recebeu a benção do pastor. “Eu me senti muito bem, foi um momento bastante prazeroso. E, com certeza, uma experiência única”, disse Luciano de França.

É importante ressaltar que a ação obedeceu a todos os protocolos de cuidado, visando à segurança do paciente e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Data da última modificação: 05/02/2021, 18:48