Informes Informes

Voltar

UFPE homenageia 21 servidoras pelos mais de 45 anos de serviço público

Auditório João Alfredo, na Reitoria, ficou lotado com familiares e colegas das homenageadas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) homenageou 21 servidoras, dentre docentes e técnicas, por terem se dedicado ao serviço público por 45 anos ou mais, como uma forma de agradecimento e reconhecimento aos anos de serviços prestados. A cerimônia foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes, acompanhado pelo vice-reitor Moacyr Araújo da UFPE, no Auditório João Alfredo, que ficou lotado com familiares e colegas das homenageadas. 

Houve apresentação musical de Isabella Andrade, técnica da Coordenação de Apoio à Gestão (Cage) da Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças (Proplan), que faz parte da banda Clave de Fá, tocando canções de MPB no início e no final do evento.

Fotos: Júnior Anjos

Reitor presidiu a cerimônia de homenagem

O reitor Alfredo Gomes parabenizou a todas as servidoras homenageadas. “Há muito tempo que vínhamos discutindo, dentro da gestão, sobre fazer uma homenagem às nossas servidoras, mas, com a pandemia, tivemos que esperar, agora conseguimos fazer esse momento com muita satisfação. Hoje, nos nossos concursos públicos, as mulheres que são mães têm uma pontuação diferenciada, e pretendemos ampliar para todos os editais. Parabéns e muito obrigado à formação de gerações de profissionais, pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas, e por fazer a nossa universidade mais humana e igualitária”, afirmou.

No auditório, homenageadas, familiares e amigos

O vice-reitor Moacyr Araújo fez um agradecimento institucional. “Em primeiro lugar, gostaria de fazer um agradecimento institucional a cada uma das presentes aqui. Vocês entraram na universidade numa época histórica complicada do nosso país, na década de 60 e 70, então entrar no serviço público naquela época era um ato de paixão. Pois, mesmo a nossa sendo uma instituição libertária, a história e a época do país eram difíceis. A vida de vocês é de muita dedicação, tanto no trabalho, quanto na família, onde vocês são mais cobradas. Ainda estamos muito longe de uma verdadeira igualdade, mas o caminho é esse, de luta mesmo. Lugar de mulher é na universidade, e lugar de mãe é na Universidade Federal de Pernambuco”, disse.

Para a professora Tereza França, do Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e que está há 47 anos na UFPE, esse momento de homenagem foi uma honra recebida com muita emoção e acompanhada pela sua família. “É uma honra como pessoa poder ver minha universidade tão humanizada e estar aqui nesse auditório sendo uma das homenageadas é muito emocionante. Aconteceram muitas coisas ao longo da minha carreira, muitos equívocos e muitos acertos, e estar na UFPE foi um dos muitos acertos”, afirmou ela.

Cristina Raposo atua na UFPE há 49 anos, sendo a mais antiga servidora

A professora Maria Cristina Raposo, do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), a mais antiga dentre as servidoras homenageadas, está na UFPE há 49 anos. “Fiquei muito feliz por ter recebido essa homenagem ao lado de tantas mulheres bravas e guerreiras. Entrei na UFPE em 1970 como estudante, e, desde os 22 anos, que sou professora da casa. Eu digo sempre que moro na Universidade e visito minha casa, pois estou aqui todos os dias, o dia todo, me sinto muito feliz aqui e venho disposta a dar aula sempre. Não me troco por duas de 20!”, destacou.

A técnica da diretoria do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) Margarida Hercília dos Santos está no serviço público há 47 anos, e recebeu durante a cerimônia um buquê de flores da diretora do Nusp, Socorro Freire, como forma de agradecimento especial do setor onde trabalha, pelos seus serviços. “Me sinto muito feliz pelo que tenho feito esses anos todos e pelo reconhecimento do meu trabalho. Venho todo dia como se fosse meu primeiro dia de trabalho, tenho 68 anos e venho com o maior prazer do mundo. É bom vir pra UFPE e poder realizar o meu trabalho bem feito, adoro trabalhar, me faz feliz. Adorei ter recebido as flores da minha diretora também, foi muito lindo”, disse Margarida Santos, com um sorriso no rosto segurando suas lindas flores coloridas.

Dirigentes da UFPE e homenageadas na escada da Reitoria

Em fala emocionada, a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, lembrou um pouco da história da sua própria família ao ver as homenageadas. “Vim de uma família de mulheres que me ensinou muito sobre dificuldades e oportunidades de acesso. Então tenho muita reverência e respeito a vocês, mulheres, servidoras, que dedicam a vida à UFPE, uma instituição de pesquisa e ensino, de excelência como a gente conhece. Só gratidão. Muito obrigada por fazerem a Universidade Federal de Pernambuco do jeito que ela é”, afirmou.

Magna Silva, pró-reitora de Graduação, também agradeceu às presentes pelos serviços prestados: “Achei brilhante a ideia da nossa atual gestão de agradecer às servidoras, ainda mais por estarem ainda todas na ativa. Eu costumo dizer que, quando uma pessoa passa num concurso público, ela tem duas escolhas: ou ser apenas mais uma pessoa no grupo ou abraçar a carreira e fazer a diferença no serviço público. E vocês aqui fazem a diferença. Obrigada a cada uma de vocês por fazerem parte da UFPE”.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, parabenizou as servidoras e enfatizou a importância de haver mulheres em cargos de chefia na UFPE. “Uma das características dessa atual gestão é termos seis mulheres à frente de pró-reitorias, e a gente não tem ideia do quanto isso é impactante até que as pessoas comentam, mas somos formadoras de novas gestoras. Ainda mais por ser um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ajudar a acabar com as desigualdades de gênero [OBS 5]. Tenho muito orgulho de participar desse momento de construção”, completou.

Além das pró-reitoras, também compuseram a mesa da cerimônia a professora Cinthia Almeida, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); a professora Claudete Pereira, diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e a professora Ana Lúcia Santos, diretora do Centro de Educação (CE).

Lista das homenageadas

Ana Cristina de Souza Vieira – docente do Departamento de Serviço Social – CCSA
Ana Elisabete Souza da Rocha Carvalho – docente do Departamento de Educação Física – CCS
Antônia Maria da Silva Santos – docente do Departamento de Enfermagem – CCS
Cacilda Pereira Albuquerque Soares – técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação da Área Acadêmica de Cirurgia – CCM
Edigleide Maria Figueiroa Barreto – docente do Departamento de Nutrição – CCS
Eleonora Maria Pereira de Luna Freire – docente do Departamento de Engenharia Química – CTG
Ivone Antônia de Souza – docente do Departamento de Antibióticos – CB
Jocelene Tenório Albuquerque de Madruga Godoi – docente do curso de Medicina – CCM
Kesia Xisto da Fonseca Ribeiro de Sena – docente do Departamento de Antibióticos – CB
Margarida Barbosa Correia Lima – docente do Departamento de Design – CAC
Margarida Hercília dos Santos – auxiliar em Administração da Diretoria do Nusp
Maria Cristina Falcão Raposo – docente do Departamento de Estatística – CCEN
Maria da Conceição Lafayette de Almeida – docente do Departamento de Sociologia – CFCH
Maria da Glória Gonçalves da Silva Cunha – docente do Departamento de Oceanografia – CTG
Nerise da Cruz Santa Rosa – bibliotecária/documentalista da Biblioteca Setorial do CAC
Risale Neves Almeida – docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – CAC
Rossana Maia Wanderley – assistente em Administração da Diretoria do CCSA
Rubenilda Maria Rosinha Barbosa – docente do Departamento de Psicologia – CFCH
Telma Costa de Avelar – docente do Departamento de Psicologia – CFCH
Tereza Luiza de França – docente do Departamento de Educação Física – CCS
Zélia de Albuquerque Seixas – docente do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial – CCS

Data da última modificação: 30/03/2023, 15:57

Contatos Contatos

Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social
Fone: (81) 2126-8549/8553

Localização Localização