NupArg - Núcleo de Pesquisa da Argumentação
Produção Acadêmica Produção Acadêmica
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Teses e Dissertações Teses e Dissertações
1.Dayse Ariane de Souza ( dayse_arianne@hotmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: O cenário do Debate Crítico como favorecedor da construção do conhecimento
2. Diana Carolina Latorre Velásquez ( diana.latorre@uptc.edu.co)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: Avaliação de argumentos: critérios utilizados por estudantes universitários em situações curriculares e extracurriculares
3. Dowglas Amorim de Lira ( dowglaslira@gmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: Desenvovlimento de competências argumentativas por meio ds revisão textual, reescrita e consciência metatextual
4. Gabriel Fortes Macedo ( fortes-gabriel@hotmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: Argumentação na educação: desenvolvimento de práticas socialmente compartilhadas de regulação do pensamento.
5. Kaline Jurema Jambeiro Rocha ( rocha.kaline@yahoo.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: Ensino-aprendizagem da argumentação escrita em contexto universitário
6. Nancy Lizeth Ramírez Roncancio ( nalyrra@hotmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: Polarização no discurso argumentativo em contexto de debate crítico
7. Raquel Cordeiro Nogueira ( raquelcnogueira@gmail.com)
Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado
Título Tese: O desenvolvimento do pensamento reflexivo nas disciplinas de ciências do ensino médio
8. Stefânio Ramalho do Amaral ( amaral941@gmail.com)
2016 | Stefânio Ramalho do Amaral Estratégias argumentativas de universitários: um estudo comparativo de três práticas pedagógicas. UFPE / Mestrado
Tânia Maria da Silva Estudo comparativo de competências argumentativas de universitários participantes e não participantes do modelo de debate crítico. UFPE / Mestrado |
2015 | Laura Clemencia Ruiz Guevara Ensinar a argumentar: uma proposta de formação de professores para a inserção de práticas argumentativas na sala de aula. UFPE/Doutorado
Jéssica Laranjeira Guerreiro de Castro. Competências argumentativas no primeiro ano do Ensino Fundamental.
UFPE / Mestrado
Dowglas Amorim de Lira. Análise da argumentação de estudantes universitários em ensaios acadêmicos. UFPE/Mestrado |
2014 | Kaline Jurema Jambeiro Rocha Escrita em contexto acadêmico: um estudo sobre processos de revisão na produção textual.
UFPE/Mestrado
Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo. Habilidades argumentativas: do Debate Crítico à argumentação cotidiana.
UFPE/Mestrado
Larissa Canto Fernandes. Argumentação na Educação Infantil: explorando possibilidades do uso da argumentação em sala de aula
UFPE/Mestrado
Natália Barros Alexandre. Recursos cognitivos mobilizados na prática do Debate Crítico e do modelo tradicional: um estudo comparativo. UFPE/Mestrado |
2013 | Angelina Nunes de Vasconcelos. Argumentação e desenvolvimento cognitivo: emergência e estabilização de condutas protoargumentativas
UFPE/Mestrado
Dayse Arianne de Souza. Aprender a argumentar: um estudo do desenvolvimento da produção argumentativa de estudantes universitários. UFPE/Mestrado |
2012 | Nancy Lizeth Ramírez Roncancio ( nalyrra@gmail.com) Desenvolvimento do pensamento reflexivo: Avaliação da argumentação em situação de debate crítico UFPE/Mestrado |
2011 |
Cristhiane Souza Alves ( cristhianesalves@gmail.com) Entendendo nas entrelinhas: como as crianças compreendem a ironia em discursos argumentativos UFPE/Mestrado
Laura Clemencia Ruiz Guevara ( lcruizg@gmail.com) Argumentação e autorregulação na produção de textos escritos UFPE /Mestrado |
2010 | Ana Paula Medeiros Ferreira ( apmf.x@terra.com.br) Argumentação e explicação: especificidades e relações no processo de constituição do conhecimento UFPE/Doutorado
Geovana Camargo Vargas (e-mail) Argumentação em sala de aula: um estudo sobre a aprendizagem na interação entre pares UFPE/Mestrado
Regina Pinheiro de Oliveira e Silva ( reginapinheiro27@hotmail.com) O ensino da argumentação: o enfoque dos livros didáticos de língua portuguesa no ensino fundamental UNICAMP/Doutorado |
2009 | Gabriela Neves Marques de Almeida Inferência de predição e argumentação em uma atividade de leitura de histórias em sala de aula UFPE/Mestrado
Ricardo Pinho Souto (e-mail) Julgamento moral e argumentação: uma abordagem dialógica aos processos de desenvolvimento da moralidade UFPE/Doutorado |
2008 | Lysia Rachel Moreira Basílio ( lysiabasilio@yahoo.com.br) A emergência de condutas argumentativas de oposição na brincadeira infantil em ambiente virtual UFPE/Mestrado
Rafaela Maria Medeiros Fernandes Estudo das relações entre produção de textos escritos e pensamento crítico UFPE/Mestrado |
2007 | Antonia Larraín Sutil (Co-orientação/NupArg ( alarrain@uahurtado.cl) Condiciones retóricas y semióticas en el proceso de auto argumentación reflexiva PUC de Chile/Doutorado |
2006 | Andressa de Paiva Brito A repercussão do discurso argumentativo oral nas produções escritas argumentativas infantis. UFPE/Mestrado
Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues ( chiaro@hotlink.com.br) Argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da autorregulação do pensamento UFPE/Doutorado
Tícia Cassiany Ferro Cavalcante ( ticiaferro@hotmail.com) Inferência e argumentação na constituição da compreensão textual UFPE/Doutorado |
2005 | Angela Maria Oliveira Santa-Clara ( angelasantaclara@yahoo.com.br) A constituição dialógico-argumentativo do conhecimento no processo de produção do texto escrito UFPE/Doutorado
Ana Paula Medeiros Ferreira ( apmf.x@terra.com.br) O desenvolvimento de condutas opositivas em crianças: possibilidade de antecipação de contra-argumentos UFPE/Mestrado
Francisco Edmar Pereira Neto Argumentação e construção do conhecimento: Análise retórica dos acordos e adesões em uma sala de aula de história UFPE/Mestrado
Izabel Augusta Hazin Pires A atividade matemática em crianças com epilepsia idiopática generalizada do tipo ausência:contribuições da neuropsicologia e da psicologia cognitiva. UFPE/Doutorado |
2003 | Eliana Gomes da Silva Almeida (e-mail) A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª séries UFPE/Mestrado
Myrtes Ribeiro de Lyra. Identificação de elementos da argumentação na escrita: um estudo em escola pública UFPE/Mestrado |
2002 | Polyanne Maria de Araújo Coimbra Fernandes (e-mail) Argumentação na sala de aula: construção de conhecimentos numa sala de aula de ciências UFPE/Mestrado |
2001 | Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues ( chiaro@hotlink.com.br) A construção do conhecimento em uma sala de aula de história: o papel da argumentação UFPE/Mestrado
Ricardo Pinho Souto (e-mail) Argumentação Coletiva em Sala de Aula e Construção de Conhecimentos no Campo da Ética: Uma Abordagem Processual UFPE/Mestrado |
2000 | Regina Pinheiro de Oliveira e Silva ( reginapinheiro27@hotmail.com) Consciência da estrutura textual e produção de texto argumentativa UFPE/Mestrado |
1999 | Ana Cláudia Leandro d'Almeida Falcão A compreensão de texto em língua estrangeira em duas metodologias de ensino. UFPE/Mestrado |
1998 | Paulo Cavalcanti Pereira Filosofia para crianças: competência na resolução de problemas lógicos em contexto escolar UFPE/Mestrado Rosane Maria de Alencar Mattozo Produção de idéias e textualização na escrita argumentativa: em estudo exploratório. UFPE/Mestrado
Sandra Bezerra de Andrade Vasconcelos O desenvolvimento de habilidades argumentativas na escrita infantil UFPE/Mestrado
Suzana Cordeiro de Macêdo (e-mail) O desenvolvimento de habilidades argumentativas: a construção de argumentos em crianças UFPE/Mestrado
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Projetos de Pesquisa Projetos de Pesquisa
A dimensão dialógico-argumentativa da escrita e a constituição do conhecimento sobre o meio ambiente
Coordenador: Angela Maria Oliveira Santa-Clara
O Debate Crítico como contexto de desenvolvimento do pensamento reflexivo
Coordenador: Selma Leitão Santos
Argumentação e cognição: desenvolvimento de condutas protoargumentativas
Coordenador: Selma Leitão Santos
Argumentação e metacognição: um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento reflexivo
Coordenador: Selma Leitão Santos
Argumentando a partir de exemplo: desenvolvimento do raciocínio argumentativo
Coordenador: Selma Leitão Santos
Diferentes graus de participação dos alunos em situações de argumentação em sala de aula e suas consequências na autorregulação do pensamento
Coordenado: Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues
Acessibilidade em indivíduos com impedimentos comunicativos: contribuições para educação inclusiva
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
Indivíduos com síndrome de Down: proposta argumentativo-discursiva para educação inclusiva
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
2007 – 2009: Prevalência de perdas auditivas em crianças dos municípios de recife, João Pessoa e São Luís.
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
2007 – 2008: Análise da argumentação no discurso dos portadores da síndrome de down
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
2006 – 2008: A inserção da leitura na clínica fonoaudiológica
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
2006 – 2006: Gêneros Argumentativos na construção da competência discursiva do aprendiz de inglês e português; investigação do papel do processo de compreensão e produção de textos argumentativos na construção discursiva do docente-discente de inglês/português.
Coordenador: Maria Cristina Caldas de Camargo Lima Damianovic
2005 – 2006: Emergência precoce de condutas contra-argumentativas
Coordenador: Selma Leitão Santos
2004 – 2006: Discurso Argumentativo e construção de regras ortográficas contextuais
Coordenador: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
2003 – 2007: Argumentação e processos de construção de conhecimento
Coordenador: Selma Leitão Santos
2001 – 2003: Argumentação infantil: implementação de processos de negociação em textos orais e escritos
Coordenador: Selma Leitão Santos
1999 – 2001: Produção de textos argumentativos: dificuldades de planejamento e textualização
Coordenador: Selma Leitão Santos
1997 – 1999: O desenvolvimento da argumentação na escrita
Coordenador: Selma Leitão Santos
1995 – 1997: Uma exploração de variantes e invariantes da argumentação em linguagem natural
Coordenador: Wilma Pastor de Andrade Sousa