Destaques Destaques

Voltar

Centro de Informática realiza evento sobre diversidade e tecnologia

Na última sexta-feira (17), aconteceu a 3ª edição do Open Day no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco. O evento é realizado, desde, 2017 por estudantes de diversas áreas da universidade que participam da Apple Developer Academy.

Na última sexta-feira (17), aconteceu a 3ª edição do Open Day no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco. O evento é realizado, desde, 2017 por estudantes de diversas áreas da universidade que participam da Apple Developer Academy, não só pela necessidade de expor seus trabalhos, mas também para que seja promovida maior interação entre eles/as. A edição deste ano teve como principal temática a diversidade no campo das tecnologias e a Diretoria LGBT marcou presença.

 



Ana Cláudia, estudante de Ciência da Computação e Lucca, estudante de Engenharia da Computação, dois dos responsáveis pela realização do evento, destacam a importância de se falar sobre o tema. “Nossa turma é muito diversa e pensamos em expandir isso para o grande público, porque queríamos mostrar como a diversidade é importante para a inovação. Não existe inovação sem diversidade. Esse ano o evento se voltou para isso, porque é preciso pensar na diversidade voltada  para acessibilidade, questões de gênero e sexualidade”, afirmou Cláudia. Lucca ainda pontuou que é extremamente enriquecedor o contato com pessoas de outras áreas: “A área de tecnologia ainda é majoritariamente ocupada por homens brancos, héteros e cisgêneros e, a convivência com pessoas de diversas áreas, nos faz pensar em coisas fora da nossa caixa”.

Realizado no turno da tarde, o evento promoveu palestras, workshops, feira de aplicativos, jogos e, por último, a mesa redonda. Todos voltados para a integração entre três grandes áreas: inovação, desenvolvimento e design. As palestras foram ministradas pelos/as estudantes e englobaram a acessibilidade, reconstruções de 2D em 3D, usabilidade e comunicação. Em um segundo momento, aconteceu a feira de apps e jogos que exibiu os projetos desenvolvidos pelos/as estudantes. Caio Gomes, estudante de Engenharia da Computação,  teve seu aplicativo selecionado para a WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), conferência organizada, anualmente, na Califórnia pela Apple, para apresentar novos softwares e tecnologias aos/s seus/suas desenvolvedores/as .

Para fechar a programação do Open Day foram convidados/as para participar da mesa redonda: Isabel Albuquerque (co-fundadora da rede Meu Recife e coordenadora de diversos projetos de impacto social), Profo. Dr. Luís Felipe Rios (coordenador do Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana da UFPE), e Sylvia Campos (presidenta da ONG Mirim e uma das três brasileiras escolhidas para fazer parte da Rede Gulmakai que é uma iniciativa do fundo Malala).

Data da última modificação: 24/05/2019, 17:06