Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste fala sobre uso de telas por crianças e adolescentes

O entrevistado de hoje (2) é o neurologista Eduardo Jorge Custódio da Silva, professor universitário e coordenador da Rede ESSE Mundo Digital

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a exposição a telas é contraindicada para crianças abaixo de dois anos. E para esmiuçar acerca do uso de telas por crianças e adolescentes em tempos de mídias digitais, o programa Giro Nordeste traz, hoje (2), o coordenador da Rede ESSE Mundo Digital e professor do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Eduardo Jorge Custódio da Silva. A produção é exibida pela TVU (Canal 11.1) toda sexta-feira, no horário das 20h, e reprisada às segundas-feiras, às 21h.

Sobre a recomendação da SBP, o médico da UERJ informa que “esse documento sugere um escalonamento. Então, de dois a seis anos [de idade], meia hora de telas; de seis anos a 10 anos, uma hora de telas, podendo liberar um pouco mais no final de semana, e na adolescência, duas horas”. E ressalta: “Lembrando sempre, com supervisão dos pais e dos responsáveis por essas crianças e adolescentes, respeitando sempre a privacidade dos adolescentes”.

Na conversa, o professor universitário discorre sobre alguns dos sinais mais comuns observados quando crianças e adolescentes não conseguem se desconectar do mundo virtual e sobre patologias relacionadas à dependência de internet, como nomofobia e “gaming disorder”. Além de citar doenças associadas ao vício em telas que crianças e adolescentes podem ter, como sedentarismo, obesidade, hipertensão e síndrome metabólica. Para Eduardo Jorge, é importante que os pais ofereçam às crianças uma outra atividade, como saídas ao ar livre e esportes, além de momentos detox em família, como deixar os celulares em uma caixinha durantes as principais refeições.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão da região Nordeste.

Data da última modificação: 02/06/2023, 15:36