Núcleo de Ciências da Vida (CAA)
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)/
- Informes Núcleo da Vida/
- Projetos do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE são aprovados no Edital FACEPE de Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Informes Informes
Projetos do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE são aprovados no Edital FACEPE de Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Três projetos do Campus Agreste da UFPE são aprovados no edital FACEPE de Bolsas de Produtividade. A iniciativa reforça a relevância da pesquisa científica no interior de Pernambuco.

Três projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram aprovados no resultado preliminar do Edital FACEPE nº 02/2025 – Programa de Bolsas Pernambucanas de Produtividade: Interiorização. O resultado, divulgado no dia 30 de junho, representa um importante reconhecimento ao trabalho científico desenvolvido na unidade e reforça o papel estratégico do campus no fortalecimento da interiorização da ciência em Pernambuco.
Na área de Engenharias, foi recomendado o projeto “Modelos de aprendizado de máquina e profundo para produção e armazenamento de hidrogênio aplicados à agricultura e produção têxtil”, sob a coordenação do professor Caio Bezerra Souto Maior. Em Ciências Exatas, foi aprovado o projeto “Modelagem Computacional da Interação entre Nanoplásticos e Alvos Biológicos: Contribuições para a Saúde Humana e o Meio Ambiente”, da professora Roberta Pereira Dias. Já na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o destaque foi para o projeto “Investigações sobre a relação ao saber do professor no interior pernambucano: Estudo crítico-sintético da produção científica do NUPERES e sistematizações conceituais e metodológicas”, coordenado pelo professor José Dilson Beserra Cavalcanti.
A aprovação desses projetos representa um avanço significativo na consolidação da pesquisa científica de qualidade no campus, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento para a região do Agreste e ampliando a visibilidade do trabalho realizado pelos pesquisadores do CAA.
O resultado divulgado ainda é preliminar e está sujeito a alterações após o prazo de interposição de recursos, que se encerra no dia 5 de julho. A lista final de projetos contemplados será divulgada posteriormente pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
A comunidade acadêmica do Campus Agreste parabeniza os pesquisadores envolvidos.