Núcleo de Ciências da Vida (CAA)
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)/
- Informes Núcleo da Vida/
- Projeto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) recebe Prêmio Nacional de Educação Matemática com Espetáculo Afrocentrado de Mamulengos
Informes Informes
Projeto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) recebe Prêmio Nacional de Educação Matemática com Espetáculo Afrocentrado de Mamulengos
O projeto do CAA recebe Prêmio Nacional “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho – 2025” com uma proposta inovadora de ensino da matemática por meio do Teatro de Mamulengos.
O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi contemplado com o Prêmio “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes – 2025”, concedido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
A premiação foi conquistada por meio do projeto “Nas Asas da Sankofa e no Lombo do Boi-Bumbá: MatemÁfrica – atravessamentos ancestrais, afrodiaspóricos e matemáticos por meio de um espetáculo de Teatro de Mamulengos”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática Aya-Sankofa (CAA-UFPE). O projeto propõe uma abordagem inovadora ao ensino de matemática, articulando conhecimentos da cultura popular com saberes ancestrais afro-brasileiros, por meio da linguagem do Teatro de Mamulengos.
A iniciativa promove metodologias educativas plurais, afetivas e territorializadas, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática em diálogo com as realidades locais e as memórias ancestrais.
A entrega do prêmio será realizada durante o XV Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem), que acontecerá de 28 de julho a 1º de agosto, em Manaus (AM). Na ocasião, o projeto também será apresentado a educadores, pesquisadores e estudantes de todo o país.
A premiação homenageia a pernambucana Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, nascida em Timbaúba, reconhecida como a primeira doutora em Matemática no Brasil, com relevante contribuição para a área de Educação Matemática. Esta é a primeira vez que um projeto do estado de Pernambuco, terra natal da homenageada, recebe a distinção – fato que reforça o simbolismo e a importância da conquista. O Grupo Aya-Sankofa expressou, em nota nas redes sociais, sua gratidão a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento do projeto, estendendo os agradecimentos “desde aos mais velhos, nossos ancestrais, aos mais novos”.
A iniciativa também contou com o apoio do Laboratório de Educação Matemática de Pernambuco (Lemape/CAA-UFPE). A premiação representa um marco para o CAA-UFPE e reafirma o compromisso do campus com uma educação matemática inclusiva, diversa e comprometida com a valorização dos saberes populares, das identidades afro-brasileiras e da memória ancestral.