Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP)
Documentos e Formulários Documentos e Formulários
Regimento Interno do Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas
Portaria n°. 1009 de 11/10/2013 - Reconhecimento do Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Portaria n°. 0609 de 18/03/2019 - Renovação do Reconhecimento do Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Resolução nº 19/2020 - Estabelece normas para criação, organização, funcionamento, avaliação e acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (PPGs) na Universidade Federal de Pernambuco (alterada pela Res. 13/2023 do CEPE)
Resolução nº 13/2023 - Dá nova redação aos artigos 52 e 64 da Resolução nº 19/2020
Resolução nº 27/2023 - Estabelece normas complementares para o funcionamento de cursos de mestrado e doutorado profissionais na Universidade Federal de Pernambuco
Resolução nº 05/2021 - Estabelece o código de ética da Universidade Federal de Pernambuco
DADOS DO COMITÊ DE ÉTICA DA UFPE
Página do Comitê de ética da UFPE
Email: cephumanos.ufpe@ufpe.br
Telefone: 2126-8588
Resolução nº 510/2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução
Ofício Circular nº 17/2022/CONEP/SECNS/MS - Orientações acerca do artigo 1.o da Resolução CNS n.o 510, de 7 de abril de 2016.
PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA DA DISSERTAÇÃO
O discente deverá preencher o formulário de solicitação de prorrogação de prazo para defesa, juntamente com a anuência do(a) orientador(a), para ser submetido ao colegiado do Programa.
O pedido deve ser enviado por email com título " pedido de prorrogação de defesa de dissertação turma (informar o nome da turma a qual o aluno participa).
Formulário de solicitação de defesa de Dissertação
Requisitos:
O discente que houver cumprido todos os créditos obrigatórios e eletivos do Programa deverá se matricular através do SIGAA na "ATIVIDADE DE QUALIFICAÇÃO/ PRÉ-BANCA".
Os alunos deverão enviar à secretaria do Programa formulário para solicitação de defesa de qualificação com a antedência mínima de 07 dias da data agendada, com email com título "agendamento de defesa de qualificação (informar o nome da turma a qual o aluno participa)".
Os projetos de Dissertação serão avaliados em Exame de Qualificação por banca indicada pelo Colegiado e composta obrigatoriamente pelo Orientador do discente e por dois outros docentes.
A aprovação do projeto no Exame de Qualificação constitui pré-requisito para que a Dissertação dela decorrente possa ser submetida à defesa.
Anexos:
Requisitos:
O discente que houver cumprido todos os 26 créditos obrigatórios e eletivos do Programa e tenha sido aprovado na Defesa de qualificação, deverá se matricular através do SIGAA na "ATIVIDADE DE DISSERTAÇÃO".
O aluno deverá enviar à secretaria do Programa formulário para solicitação de defesa de dissertação com a antedência mínima de 10 dias da data agendada, com email com título "agendamento de defesa de dissertação (informar o nome da turma a qual o aluno participa)".
As Dissertação submetidas serão avaliados em por banca indicada pelo Colegiado e composta por 3 (três) docentes, devendo pelo menos 1 (um) deles ser externo ao Programa.
A aprovação na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Stricto sensu caracteriza a conclusão do curso, devendo o candidato cumprir os demais requisitos para a obtenção do grau.
Anexos:
Formulário de Defesa de Dissertação
Normas Técnicas para a Dissertação
Requisitos:
Após receber a aprovação na defesa de dissertação, o discente deve realizar as alterações sugeridas pela banca examinadora e então submeter o arquivo da dissertação final, pós defesa, no sistema SIGAA.
A partir de 26/08/2024 a elaboração das fichas catalográficas assim como o depósito das teses e dissertação passaram a ser realizados via Sigaa. A partir de então as etapas 4, 5 e 6 dos procedimentos pós-defesa no Sigaa ficam ativas para os discentes.
Não é mais necessário solicitar a ficha catalográfica por e-mail para as bibliotecas setoriais e também não é mais necessário solicitar o depósito da tese/dissertação para a Biblioteca Central, basta concluir os procedimentos pós-defesa no Sigaa.
Na solicitação do diploma, os documentos obrigatórios solicitados são: (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior, certidão de quitação eleitoral e nada consta da biblioteca, todos em PDF)
* Emissão de documento de Nada Consta: Acesse https://biblioteca.ufpe.br/, faça login em Meu Pergamum, clique em Empréstimo e selecione Declaração de nada consta. É preciso permitir a exibição de pop-ups no seu navegador. Caso não lembre sua senha, contate a biblioteca setorial de seu centro ou a DAAP (daap.bc@ufpe.br).
IMPORTANTE
Após processo finalizado no SIGAA, criado processo de solicitação do diploma no SIPAC, e recebimento do acompanhamento automático através do email, o egresso deve verificar as atualizações do documento de >>Diplomas Disponíveis para retirada pelos PPGs<< disponibilizado pela PROPG para acompanhamento da secretaria e do egresso da emissão do diploma.
Quando verificar que foi confeccionado, informar a secretaria do Programa para agendamento de busca na pró-reitoria e posteriormente disponibilização para retirada na secretaria do PPGPPP.
Anexos:
Passo a passo do pedido do diploma no SIGAA
Solicitação da ficha catalográfica no SIGAA