UFPE leva seis prêmios no III Prêmio Rubra de Rádio Universitário

Programas foram produzidos por estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social dos campi Recife e Caruaru

Professoras e alunas recebem os prêmios no Intercom 2022

Com seis premiações, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a mais premiada, juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no III Prêmio Rubra de Rádio Universitário. A Rádio Paulo Freire AM 820 KHz, rádio-escola da UFPE, foi premiada em todas as categorias nas quais concorreu no prêmio, no qual concorrem produções sonoras desenvolvidas por emissoras de rádio e webrádios universitárias ou por projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em universidades públicas, privadas, comunitárias ou confessionais brasileiras.

A Rádio Paulo Freire conquistou o 1º lugar na categoria programa cultural com a Bodega do Seu Mané e com a reportagem especial “Dia Mundial das Mulheres”, veiculada pelo programa Bicicleta e Companhia, que também ficou com os terceiros lugares nas categorias documentário, com “Um ciclista em Kharkiv”, e podcast, com “Paulo Freire: sonho de criança, andar de bicicleta”. O projeto Rádio Cordel, do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), também foi premiado no III Rubra, ficando em 3º lugar como melhor podcast do Brasil. O outro prêmio do CAA foi o 2º lugar na categoria radiodrama com o projeto Solte sua Voz, coordenado pela professora Giovana Mesquita.

Os prêmios foram anunciados e entregues durante o Intercom 2022 (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), nesta semana, em João Pessoa (PB).

BODEGA - Bodega de Seu Mané, veiculado entre 19 de outubro de 2021 a 29 de março de 2022, foi concebido como um programa semanal, com meia hora de duração, dedicado à cultura popular nordestina. O programa possuía um formato diferente: era ambientado em uma bodega de uma cidade imaginária do interior de Pernambuco e os entrevistadores eram personagens ficcionais – Mané, Chico e Ciço – que conversam com os convidados que, de modo descontraído e bem-humorado, apresentavam suas histórias de vida, experiências, trabalho e curiosidades. A Bodega de Seu Mané contou com 15 episódios que trataram de poesia popular, literatura de cordel, música regional, “causos” e cantos típicos de aboio, entre outras manifestações culturais nordestinas.

Os personagens Mané e Chico foram criados e interpretados pelo estudante de Rádio, TV e Internet (RTVI) Wil Teixeira. Ciço foi criado e interpretado pelo estudante Kennedy Lacerda, também do curso de RTVI. A produção contou com os estudantes Carina Barros, do curso de Jornalismo, e Herberton Martins, do curso de Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A orientação e a supervisão de roteiro foram de Yvana Fechine, com apoio de Paula Reis, ambas as professoras do Departamento de Comunicação Social (DCOM) da UFPE. Os 15 episódios da Bodega de Seu Mané podem ser encontrados nas plataformas digitais, dentre elas o site da Rádio Paulo Freire e o Spotify.

BICICLETA E COMPANHIA – Bicicleta e Companhia (@bicicletaecompanhia) é um dos programas selecionados na chamada pública da Rádio Paulo Freire. A atração entrou na programação da emissora em 2022 e ocupa a faixa de meia-hora nas quintas-feiras. O horário do programa é ao meio-dia. Mas, por causa do horário político, o programa está sendo exibido atualmente às 12h30 nas quintas.

Bicicleta e Companhia é um projeto de produção de mídia sonora pela mobilidade sustentável e a humanização das cidades, a partir do uso da bicicleta e demais modalidades ativas. Foi proposto pelo comunicador carioca Marcelo dos Santos Pereira, em 2017, como atividade extraclasse, aos estudantes de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que passaram a colaborar com a produção e apresentação de maneira voluntária. O programa é uma produção no formato de radiojornalismo, entrevista e também de radiodocumentário.

RÁDIO CORDEL – A Rádio Cordel (@radiocordel) é um projeto de extensão que faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo uma equipe de mais de 20 alunos. O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

SOLTE SUA VOZ - O projeto de extensão Solte Sua Voz: os Invisíveis Midiáticos (@soltesuavozufpe) é orientado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação Social) e Carolina Paz (Medicina) e tem como objetivo dar visibilidade para grupos sociais em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto apoia e incentiva a produção de conteúdos para mídias comunitárias, propondo-se a contribuir com a democratização da comunicação. O Solte Sua Voz é um dos projetos integrantes do Observatório de Vida Agreste (OVA), laboratório do curso de Comunicação Social da UFPE - Campus do Agreste.

Data da última modificação: 13/09/2022, 08:00