Coleção de Bryozoa Coleção de Bryozoa

           A Coleção de Bryozoa da UFPE está em processo de criação, motivada pela contratação de um pesquisador especialista em Bryozoa pelo Departamento de Zoologia da UFPE. Está previsto para os próximos anos um grande incremento no acervo da coleção, pois serão incorporados espécimes de briozoários coletados durante o estudo de pós-graduação do atual curador. Inicialmente, o acervo contará com espécimes coletados nos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, que somam mais de 1.000 lotes, com aproximadamente 200 espécies de briozoários. O desenvolvimento de diferentes projetos em que outros pesquisadores do Departamento de Zoologia, juntamente com diversas colaborações, também tornará possível a ampliação da coleção em um curto espaço de tempo.

Com a implementação da Coleção de Bryozoa, será possível a realização de permuta de espécimes entre diferentes coleções de briozoários no país, tais como coleção de Bryozoa do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (MZUFBA) e coleção de Bryozoa do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). O curador da coleção possui colaboração com alguns museus internacionais e, atualmente, está em processo de viabilização a permuta de espécies entre espécimes da Coleção de Bryozoa da UFPE e a Coleção de Bryozoa do Natural History Museum, Londres, Inglaterra (NHMUK), sob a reponsabilidade de Mary Spencer Jones.

O curador da Coleção é do Dr. Leandro Manzoni Vieira, Professor Adjunto A lotado no Departamento de Zoologia da UFPE. Dentre as publicações do curador, incluem descrições de dezenas de novos táxons para ciência, dentre as quais: 122 novas espécies, 16 novos gêneros e quatro novas famílias de briozoários marinhos. Vale salientar que, por ser o único especialista contratado no país, a criação da coleção de Bryozoa é considerada estratégica e poderá trazer uma visibilidade não apenas regional, mas nacional e internacional acerca da biodiversidade de briozoários marinhos.