Destaques Destaques

Voltar

Reunião de Encerramento do Programa de Extensão Tecnológica (PET-GOV Resíduos)

O Programa de Extensão Tecnológica para o Governo (PET-GOV - Resíduos) tem o seu encerramento no dia 15/08/2022 no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (www.ufpe.br/intm). Coordenado pelo Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica, com participação da Profª. Nathalia Bezerra de Lima, do Departamento de Química Fundamental, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, o PET-GOV Resíduos contou ainda com a Profª. Heliana Nascimento da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), a Profª. Emilia Rabbani e o Prof. Felipe Mendes Cruz, ambos da Universidade de Pernambuco (UPE). .

                                                   

O curso versou sobre “Tecnologias Habilitadores aplicadas à Gestão Pública de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco” e culminou no desenvolvimento de MVPs (produto mínimo viável) envolvendo a AESA, a Autarquia Estadual de Fernando de Noronha e a Prefeitura do Recife. Também houve participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS-PE) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O programa consistiu em duas etapas: a primeira, houve o embasamento científico pertinente para a formação de funcionários do setor público no intuito de desenvolver o aporte teórico necessário para a formulação dos MVPs; a segunda etapa consistiu na imersão destes funcionários em ambientes de inovação para desenvolvimentos dos produtos. A experiência inédita, financiada pela pelos órgãos de fomentos estaduais, permitiu trazer aspectos inovadores ao setor público protagonizados por seus funcionários e visando a reutilização de resíduos sólidos dentro do contexto de atuação de cada setor.

Os resultados dos MVPs já foram aceitos e serão publicados no Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos (www.epersol.com.br) a acontecer no período de 24 a 28 de outubro de 2022.

Confira os vídeos Institcionais do projeto acessando os links abaixo:

Video 1: https://youtu.be/Fpk3PbstS4A

Vídeo 2: https://youtu.be/xSRaTE_SpuM

Data da última modificação: 15/08/2022, 23:26