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UFPE apresenta no Forgrad Nordeste 2025 a Política Institucional de Formação Inicial de Professores dos cursos de licenciatura na UFPE

A proposta da UFPE deverá embasar, a partir de setembro, o aprofundamento das discussões nos cursos de licenciatura dos quatro campi da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) marcou presença no Fórum de Pró-Reitorias de Graduação da Região Nordeste (Forgrad Nordeste 2025), realizado de 31 de julho a 2 de agosto, em Garanhuns, no Agreste do estado. Na ocasião, a pró-reitora de Graduação da UFPE, Magna Silva, apresentou a construção tática da Política Institucional de Formação Inicial de Professores da Instituição, com base em ações implementadas entre os anos de 2020 e 2025. A proposta da UFPE foi bem recebida e deverá embasar, a partir de setembro, o aprofundamento das discussões nos cursos de licenciatura dos quatro campi da Universidade.

A apresentação da UFPE, durante o evento, abordou as três principais táticas desenvolvidas para consolidação da política institucional: a publicação da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica na UFPE, em junho de 2022; o estudo comparativo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015, 2019 e 2024; e a articulação nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com base nas orientações oficiais mais recentes, como a Resolução CNE/CP nº 4/2024 e o Parecer nº 5/2025.

A Política Institucional aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPE estabelece princípios norteadores para a formação docente, tais como: a unidade entre teoria e prática; o respeito à diversidade; a gestão democrática; a valorização profissional do magistério; e a centralidade do estágio supervisionado e das atividades de extensão nos processos formativos. Esses princípios vêm sendo incorporados aos PPCs de licenciatura com base em uma lógica de imersão progressiva dos estudantes nos campos de prática e regência docente desde os primeiros períodos dos cursos.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, a participação da UFPE no Forgrad reforça a relevância do diálogo interinstitucional sobre as diretrizes nacionais e regionais de formação inicial docente. “Estiveram presentes quase todas instituições de ensino superior de Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A palestra ministrada foi muito bem recebida. Iremos continuar aprofundando em setembro a discussão aqui nos cursos de licenciatura da UFPE, nos quatro campi”, destacou.

O Forgrad Nordeste 2025 reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior da região, promovendo mesas temáticas, debates e compartilhamento de experiências sobre os rumos da formação docente no Brasil. O evento contou com a participação de gestores, professores, pesquisadores e representantes de entidades vinculadas à educação básica e superior.

Data da última modificação: 06/08/2025, 17:37

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