Evento é on-line e gratuito. Apresentação do HC será no dia 15, das 9h30 às 10h
O projeto “Monitoramento remoto com agente inteligente e sistema de alerta da jornada de pacientes em cirurgias limpas” desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFPE será apresentado no próximo dia 15, no 2º Showcase de Inteligência Artificial nos Hospitais Brasileiros, das 9h30 às 10h, de modo on-line. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Promovido pela Saúde Digital Brasil (SDB), pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e pela Associação Brasileira CIO Saúde (Abcis), o evento nacional apresenta ideias inovadoras implantadas nos hospitais do país e tem transmissão ao vivo e inscrições gratuitas no link.
“Para o HC, participar desse Showcase de IA de amplitude nacional é altamente estratégico. Esse evento reúne as principais lideranças do setor e reforça o papel da inteligência artificial na transformação digital da saúde. No ano passado, promovemos quatro showcases próprios (no HC) com foco em inovação aberta e soluções aplicadas ao SUS, e agora temos a oportunidade de ampliar esse diálogo em rede nacional, compartilhando um case validado em nosso ambiente hospitalar”, explica a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) Shirley Cruz.
A gestora completa que estar nesse evento “é afirmar nosso compromisso com a inovação que gera impacto real na assistência e fortalece o ecossistema de saúde digital no Brasil”. A apresentação do case do HC ficará a cargo da chefe do Setor de Gestão da Qualidade (SGQ), Andreza Cavalcanti. “A detecção precoce de infecções por meio do chatbot é fundamental para evitar o agravamento delas, o que se traduz em menos reinternações hospitalares e uma redução significativa nos custos para o hospital e para o SUS. Além disso, otimiza a ocupação de leitos, liberando-os para outros pacientes”, comenta a gestora, que está à frente do projeto no HC.
Andreza Cavalcanti destaca outras vantagens do projeto. “Para os pacientes, há o estímulo ao engajamento e a autonomia na promoção do autocuidado. Para as equipes assistenciais, o monitoramento reforça o compromisso com a saúde os pacientes e a excelência dos nossos profissionais. Além disso, é uma possibilidade de entregar tecnologia de ponta para o SUS no controle de infecções”, comenta.
O projeto
Fruto de parceria do HC com a startup AiCury, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o projeto está desenvolvendo o chatbot Ai Vital, que terá a capacidade de identificar complicações pós-operatórias de forma mais ágil, permitindo intervenções imediatas que diminuam o risco de agravamento e complicações mais sérias. A solução simula conversas humanas por meio de trocas de mensagens, tanto via WhatsApp quanto por voz, adaptando-se às preferências do paciente.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.