Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Inscrições para iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação terminam nesta sexta (14)

Programa insere estudantes em atividades de pesquisa sob orientação de professores da universidade

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti) se encerram nesta sexta (14). A segunda etapa da inscrição (entrega de documentação impressa) vai até o dia 17. O programa tem o objetivo de integrar graduandos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.  A aluna ou aluno selecionado pode participar com bolsa no valor de R$ 400 ou voluntariamente. Os projetos submetidos iniciam em 1º de agosto de 2019 e terminam em 31 de julho de 2020.

O Pibiti é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) coordenado na UFPE pelo Setor de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). O programa também estimula projetos que incentivam as capacidades de empreendedorismo e criação dos alunos e que busca o fortalecimento das políticas públicas da universidade com a sociedade.

Para se candidatar ao programa o estudante deve ser selecionado e indicado por um único orientador, ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação, ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas, ter o currículo cadastrado e atualizado em maio ou junho de 2019 na Plataforma Lattes do CNPq e não possuir, no período do desenvolvimento do projeto de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, vínculo empregatício.

O professor interessado submeter projeto deve pertencer ao quadro efetivo da universidade como docente contratado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, docente contratado em regime de 20 ou 40 horas ou como professor aposentado credenciado a um programa de pós-graduação stricto sensu da UFPE. Também deve ser pesquisador com título de doutor ou perfil equivalente, dentre outros requisitos indicados no edital.

Página de Iniciação Científica
Setor de Bolsas de Iniciação Científica/Propesq