Hotelaria e Turismo
Hotelaria
A exemplo do curso de Turismo, o curso do Hotelaria ministrado nas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo surgiu em agosto 1996 como uma resposta da UFPE ao trade turístico pernambucano por uma mão-de-obra mais qualificada. Por meio de um elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade garante aos alunos deste curso os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos do setor.
O curso temo como meta transmitir aos alunos de Hotelaria os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos hoteleiros e correlatos. Além disso, objetiva o intercâmbio científico e cultural e a participação dos estudantes em programas oficiais de cooperação nacional e internacional.
O aluno de Hotelaria é desafiado a aprender e a executar o conjunto de atividades consideradas imprescindíveis para a operacionalização de uma empresa hoteleira em seus múltiplos e variados aspectos, tais como: hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares e cozinha) e administração (marketing, vendas, controladoria, finanças e controles).
No total, o curso possui uma duração de quatro anos, perfazendo um total de 3.120 horas/aula. Com turmas individuais de 20 (vinte) alunos, prevê a possibilidade de apenas entrada por ano, geralmente no segundo semestre com início das aulas durante o mês de agosto. A preparação oferecida pela UFPE possibilita aos estudantes aturem em atividades hoteleiras e extra-hoteleiras como a administração de grandes restaurantes, de cadeias de fast-food, hospitais, empresas de catering e cruzeiros marítimos
Turismo
O curso do Turismo ministrado nas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT surgiu em 1995 como uma resposta da UFPE aos anseios do trade turístico pernambucano por uma mão-de-obra mais qualificada. Por meio de um elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade garante aos alunos deste curso os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos do setor.
Outro importante desafio do curso é promover o intercâmbio científico e cultural dos seus alunos, assim como a participação em programas oficiais de cooperação nacional e internacional. Os docentes ligados ao bacharelado em Turismo atuam no sentido de complementar a formação cultural, moral, ética e cívica dos alunos e de orientá-lo a agir sempre de acordo com o interesse da cultura e do lazer da sociedade.
O curso possui uma duração de quatro anos, perfazendo um total de 3.000 horas/aula. Com turmas individuais de 30 (trinta) alunos, prevê a possibilidade de duas entradas por ano. Uma em fevereiro no início do ano letivo e uma outra no segundo semestre com início das aulas geralmente durante o mês de agosto. O processo seletivo adotado pela UFPE é o vestibular ministrado pela Covest e que acontece durante o mês de setembro.