Hotelaria e Turismo
Hotelaria Hotelaria
A exemplo do curso de Turismo, o curso do Hotelaria ministrado nas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo surgiu em agosto 1996 como uma resposta da UFPE ao trade turístico pernambucano por uma mão-de-obra mais qualificada. Por meio de um elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade garante aos alunos deste curso os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos do setor.
O curso temo como meta transmitir aos alunos de Hotelaria os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos hoteleiros e correlatos. Além disso, objetiva o intercâmbio científico e cultural e a participação dos estudantes em programas oficiais de cooperação nacional e internacional.
O aluno de Hotelaria é desafiado a aprender e a executar o conjunto de atividades consideradas imprescindíveis para a operacionalização de uma empresa hoteleira em seus múltiplos e variados aspectos, tais como: hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares e cozinha) e administração (marketing, vendas, controladoria, finanças e controles).
No total, o curso possui uma duração de quatro anos, perfazendo um total de 3.120 horas/aula. Com turmas individuais de 20 (vinte) alunos, prevê a possibilidade de apenas entrada por ano, geralmente no segundo semestre com início das aulas durante o mês de agosto. A preparação oferecida pela UFPE possibilita aos estudantes aturem em atividades hoteleiras e extra-hoteleiras como a administração de grandes restaurantes, de cadeias de fast-food, hospitais, empresas de catering e cruzeiros marítimos
O Curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, foi concebido em função da necessidade de suprir uma demanda de profissionais necessários a um mercado que apresenta elevadas taxas de crescimento nos últimos anos e vem se transformando num dos setores mais rentáveis de uma economia globalizada, gerando novos empreendimentos e empregos.
Como função social, a atividade turística se caracteriza como lazer, um direito que, mais recentemente, começou a ser visto como tão fundamental quanto o trabalho, a moradia, o transporte, a segurança, a saúde e a educação. Por diversos fatores, cada vez mais, as pessoas estão dispondo de maiores parcelas de tempo livre e, nesse momento, os profissionais de turismo se fazem necessários para orientá-las a usufruir plenamente do seu tempo livre.
As exigências do mundo atual, a dinâmica das interações sociais e os desafios das mudanças nos padrões organizacionais, tornam imprescindível a formação de um profissional versátil e empreendedor. A formação preconizada para os alunos do Curso de Hotelaria, enfoca o aprendizado prático das disciplinas específicas da atividade hoteleira. Assim, já a partir da conclusão do ciclo básico, o aluno será desafiado a aprender e a executar o conjunto de atividades consideradas imprescindíveis para a operacionalização de uma empresa hoteleira em seus múltiplos e variados aspectos, tais como: hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares cozinha), assim como as áreas relacionadas à Administração (marketing, vendas, controladoria, finanças, controles). Desta forma, deverão ser dadas ao alunado amplas condições não apenas, de conhecer e aprender estes ofícios mas, principalmente, para que eles possam efetivamente praticá-los através de uma carga de aulas práticas em laboratórios.
Por seu turno, na terceira e última parte do curso, intentar-se-á fornecer aos alunos uma formação de gestão, com uma visão mais abrangente da teoria administrativa aplicada a uma empresa hoteleira.
Desta forma, deve-se salientar que o nível de especificidade e peculiaridade previstos para o mencionado curso, faz com que se possa antever a colocação de pessoal em atividades suplementares e relacionadas com a atividade hoteleira e extra-hoteleira como a administração de grandes restaurantes, de cadeias de fast-food, hospitais, empresas de catering, de cruzeiros marítimos, entre outras, as quais, à semelhança do anunciado para o setor de hotéis, apresenta, também perspectivas bastante promissoras no médio prazo. A formação nessa área exige um profissional com características bem específicas, na medida em que a hospitalidade desenvolveu um corpo de conhecimentos próprios desacoplando-se paulatinamente de outras áreas do conhecimento humano, como a Administração e o Turismo. Ela tornou-se um núcleo que abrange outras sub-áreas como: gastronomia, alimentos e bebidas, hospedagem, manutenção e finanças. Esse novo profissional terá acesso a uma proposta de formação profissional que o capacitará a atuar em um mundo com a economia altamente globalizada e com novos paradigmas de administração, lazer, marketing e operação do setor de serviços, seja em termos internacionais e regionais. Para atender as novas exigências e desafios educacionais e do mercado, o projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPE, contempla aspectos como:
Composição curricular que garanta uma formação profissional sólida, integrada e com possibilidades de terminalidade de titulação conforme previsto na LDB de 1997;
Garantia de um padrão mínimo de qualidade que eqüalize as diferentes escolas do país nos conceitos e conteúdos educacionais que, por sua vez, propiciem a formação de um profissional qualificado, crítico, polivalente e criativo;
Viabilização da interação entre os campos teórico e prático e o intercâmbio de conhecimentos com outras instituições educacionais e com os diversos segmentos do mercado, de modo a estar sempre a par dos problemas e soluções que vão surgindo em um setor dinâmico e flexível. Esses relacionamentos se traduzem na reciprocidade intelectual entre as diversas instituições e na abertura de espaços para estágios ou futuros campos de trabalho;
Condições para que o futuro profissional possa se aprofundar cada vez mais em suas áreas de interesse, criando consciência e capacidade através de um programa de educação permanente e motivado pelo próprio profissional, mesmo após ter se graduado;
Condições para o desenvolvimento de estudos e pesquisas nesta área que apresenta uma enorme carência;
Desenvolvimento de atividades de extensão voltadas para o aperfeiçoamento e reciclagem de profissionais atuantes no mercado sem formação acadêmica.
São objetivos do Curso de Hotelaria da UFPE
- Preparar o aluno para enfrentar um mercado emergente e extremamente competitivo, mediante uma formação que permita atuar na operacionalização das atividades hoteleiras, bem como tornar-se um empreendedor;
- Desenvolver nos estudantes habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes às atividades hoteleiras;
- Levar os alunos ao aprendizado e ao desenvolvimento da capacidade de pensar, de solucionar situações complexas, de diagnosticar e de propor alternativas para as rotinas e problemas pertinentes às atividades hoteleiras;
- Capacitar o aluno a desenvolver uma relação de cumplicidade com a área de hotelaria, implementando o seus desenvolvimento de forma planejada, eficaz e eficiente, como convém a todos os profissionais desse tipo de atividade;
- Capacitar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico.
O profissional a ser formado no curso do Hotelaria da UFPE deverá contribuir para os resultados dos empreendimentos que envolvem as atividades hoteleiras, e não agir simplesmente como um mero executor de tarefas. Deverá ser caracterizar como um profissional diferenciado, o que significa participar da responsabilidade pelo desempenho das atividades que envolvem sua atuação.
Caberá ao aluno de Hotelaria egresso da UFPE atuar de forma crítica e reflexiva em setores de planejamento estratégico, organização e administração nos setores hoteleiro, extra-hoteleiro e áreas correlatas à hospitalidade, como: gastronomia, catering, fast-food, restaurantes, buffets, bares entre outros; lazer e recreação; cruzeiros marítimos ou ainda em hospitais, clínicas e spas.
Este profissional deve ter uma sólida formação interdisciplinar com conhecimentos da área de Ciências Humanas em geral e das Ciências Administrativas em particular, além dos conhecimentos específicos dos meios de hospedagem. Além do mais, deve apresentar como características profissionais a capacidade criativa, iniciativa, polivalência e habilidade em relações humanas. Em resumo, o profissional do ramo hoteleiro deve ser capaz de:
- Assumir cargos de supervisão, gerência, assessoria, consultoria ou direção;
- Atuar como agente multiplicador de procedimentos e técnicas;
- Planejar e implantar unidades hoteleiras e extra-hoteleiras;
- Prosseguir estudos de pós-graduação em programas de especialização (lato sensu) ou mestrado (stricto sensu);
- Determinar o melhor meio de se empregar os esforços objetivando otimizar resultados e minimizar riscos;
- Tomar e saber implementar decisões;
- Exercer sua liderança, compreender os fenômenos da dinâmica grupal, coordenar e dinamizar reuniões;
- Agir dentro de princípios éticos e morais com os órgãos diretivos e fiscalizadores da profissão e, principalmente com a sociedade;
- Compreender a abordagem sistêmica no trato com problemas que se relacionem com a hotelaria e suas ramificações.
Turismo Turismo
O curso do Turismo ministrado nas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT surgiu em 1995 como uma resposta da UFPE aos anseios do trade turístico pernambucano por uma mão-de-obra mais qualificada. Por meio de um elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade garante aos alunos deste curso os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos do setor.
Outro importante desafio do curso é promover o intercâmbio científico e cultural dos seus alunos, assim como a participação em programas oficiais de cooperação nacional e internacional. Os docentes ligados ao bacharelado em Turismo atuam no sentido de complementar a formação cultural, moral, ética e cívica dos alunos e de orientá-lo a agir sempre de acordo com o interesse da cultura e do lazer da sociedade.
O curso possui uma duração de quatro anos, perfazendo um total de 3.000 horas/aula. Com turmas individuais de 30 (trinta) alunos, prevê a possibilidade de duas entradas por ano. Uma em fevereiro no início do ano letivo e uma outra no segundo semestre com início das aulas geralmente durante o mês de agosto. O processo seletivo adotado pela UFPE é o vestibular ministrado pela Covest e que acontece durante o mês de setembro.
O curso de Turismo foi concebido em função da necessidade de suprir uma demanda de profissionais necessários a um mercado que apresenta elevadas taxas de crescimento nos últimos anos e vem se transformando num dos setores mais rentáveis de uma economia globalizada, gerando novos empreendimentos e empregos.
Como função social, o Turismo se caracteriza como lazer, um direito que, mais recentemente, começou a ser visto como tão fundamental quanto o trabalho, a moradia, o transporte, a segurança, a saúde e a educação. Por diversos fatores, cada vez mais, as pessoas estão dispondo de maiores parcelas de tempo livre e, nesse momento, os profissionais de turismo se fazem necessários para orientá-las a usufruir plenamente do seu tempo livre.
As exigências do mundo atual, a dinâmica das interações sociais e os desafios das mudanças nos padrões organizacionais, tornam imprescindível a formação de um profissional versátil e empreendedor. O curso de Turismo da UFPE, foi então concebido de forma a acompanhar esta dinamicidade e mobilidade que caracterizam o mundo moderno, buscando garantir:
A inclusão de disciplinas que incorporem os avanços científicos e tecnológicos;
Práticas educacionais subsidiadas por estágios supervisionados, monitoria e participação em empresa júnior;
Uma atuação pedagógica inovadora, identificando formas individualizadas de procedimentos;
Métodos e ações vinculados às experiências profissionais e especificidades próprias da atividade turística.
São objetivos do curso de Turismo da UFPE
Preparar o aluno para enfrentar um mercado emergente e extremamente competitivo, mediante uma formação que permita atuar na operacionalização das atividades turísticas, bem como tornar-se um empreendedor;
Desenvolver nos estudantes habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas;
Levar os alunos ao aprendizado e ao desenvolvimento da capacidade de pensar, de solucionar situações complexas, de diagnosticar e de propor alternativas para as rotinas e problemas pertinentes às atividades turísticas;
Capacitar o aluno a desenvolver uma relação de cumplicidade com a área de turismo, implementando o seus desenvolvimento de forma planejada, eficaz e eficiente, como convém a todos os profissionais desse tipo de atividade;
Capacitar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico.
As principais atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais da área de turismo atuando como profissional liberal ou em organizações privadas ou públicas são:
Elaborar pareceres, relatórios, planos, programas e projetos em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas para o desenvolvimento das atividades turísticas;
Realizar pesquisas, estudos e análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos das atividades turísticas em geral, tais como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento financeiro e de material, relações públicas, bem como outras atividades correlatas e relacionadas com o turismo;
Ocupar funções em cargos técnicos de chefia ou de direção, assessoramento e consultoria em empresas privadas ou públicas, cujas atribuições envolvam especificamente a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de desenvolvimento das atividades turísticas;
Exercer o magistério em disciplinas que envolvem conhecimento das atividades turísticas. Para o desenvolvimento das características descritas acima, o profissional a ser formado no Curso de Turismo, deverá ser capaz de:
- Determinar o melhor meio de se empregar os esforços objetivando otimizar resultados e minimizar riscos;
- Tomar e saber implementar decisões;
- Exercer sua liderança, compreender os fenômenos da dinâmica grupal, coordenar e dinamizar reuniões;
- Agir dentro de princípios éticos e morais com os órgão diretivos e fiscalizadores da profissão e, principalmente, com a sociedade;
- Compreender a abordagem sistêmica no trato com problemas que se relacionem com a atividade turística.