Departamento de Serviço Social
O Departamento
Histórico do Curso
O ensino de Serviço Social em Pernambuco foi iniciado em setembro de 1938, antes mesmo da existência de uma Escola de Serviço Social. Em 20 de setembro de 1938, o jornal Folha de Manhã, noticiou haver sido iniciado, nas dependências do Juizado de Menores, sob a direção do Dr. Rodolfo Aureliano, um Curso de Serviço Social, destinado aos funcionários do Juizado e também a preparar os candidatos ao exame de admissão à futura Escola de Serviço Social, já então projetada e em fase de organização.
Do referido curso constavam as seguintes disciplinas: Noções gerais de sociologia. Noções de Demografia. Noções de Direito Constitucional e Administrativo. Direito Civil e Penal. A vida econômica e suas perturbações. Economia política. Economia social. Trabalho. Habitação. Alimentação. Previdência. Cooperação. A vida física e suas perturbações. Higiene. Doença e Serviço Social. Flagelos sociais. Regulamentação sanitária. A vida mental e moral e suas perturbações. Psicologia. Pedagogia. Psiquiatria. O Serviço Social e seu funcionamento. Histórico e concepção atual do Serviço Social. Legislação e regulamentação da Assistência. Métodos Gerais. Moral profissional. Pedagogia Social. Métodos práticos de trabalho do assistente social e Organização administrativa dos Serviços Sociais.
Em 7 de março de 1939, no mesmo jornal Folha da Manhã, foi publicado o edital convocando inscrições para o primeiro exame de admissão à Escola de Serviço Social. As provas seriam escritas, com as matérias; português, francês e inglês. E, orais, com as matérias: História Natural, Física, Química, História da Filosofia, Psicologia e Lógica.
O Departamento
Em 20 de novembro de 1970 foi celebrado um convênio entre a Escola e a Universidade Federal de Pernambuco para "(...) a integração do Curso de Serviço Social à Universidade, fazendo a Escola a transferência à Universidade dos encargos didáticos que àquele são referentes, mediante a criação de um departamento - o Departamento de Serviço Social - no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, e a subseqüente extinção da Escola de Serviço Social de Pernambuco”. O corpo docente e discente da Escola de Serviço Social, bem como seus equipamentos, móveis e biblioteca foram incorporados à Universidade.
Em 1976, a Universidade Federal de Pernambuco realizou mudanças em sua estrutura organizacional: os departamentos foram congregados em centros e o Departamento de Serviço Social passou a fazer parte do CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - juntamente com os Departamentos de Ciências Administrativas, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.
Além do Curso de Graduação, o Departamento conta, atualmente com o Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Pós-Graduação lato sensu.
O quadro de docentes do Departamento de Serviço Social é composto por 22 professores, dos quais, 13 são doutores, 07 se encontram em processo de doutoramento, 01 é mestre e 01 é especialista. Dentre os doutores, 04 já realizaram o pós-doutoramento. Além dos professores efetivos, o Departamento conta, ainda, com um total de 03 professores substitutos.
A Equipe
Departamento de Serviço Social
Chefe - MARIA DAS GRAÇAS E SILVA
Subchefe - FLÁVIA DA SILVA CLEMENTE
Equipe Técnica do Departamento
Sóstenes Silva de Santana
Anna Beatriz da Silva Andrade
Email: dept.servicosocial@ufpe.br
Contato: (81) 2126-8371
Fax: (81) 2126-8860
Coordenação da Graduação
Coordenadora e Coordenarora de Estágio - SANDRA MARIA BATISTA SILVEIRA
Vice-coordenadora - RAQUEL CAVALCANTE SOARES
Técnico de Assustos Educacionais: BRUNO BARBOSA DE ALBUQUERQUE
Email Coordenação: coord.ss@ufpe.br
Email Coordenadora: sandra.batista@ufpe.br
Contato: (81) 2126-8373