Departamento de Engenharia Elétrica

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Estudante da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica recebe menção honrosa por pesquisa sobre recarga de veículos elétricos

No mesmo evento, também foi concedida menção honrosa a artigo de aluno egresso do curso de Engenharia Elétrica da Universidade

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Samuel Dias Vasconcelos recebeu uma menção honrosa no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) pelo artigo “Avaliação da Operação de Eletroposto de Recarga Rápida e Simulação dos Impactos Elétricos da Conexão”. No mesmo evento, que ocorreu em Brasília, o aluno egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFPE Heitor Souza Vilela também recebeu uma menção honrosa pelo artigo “Uso de ferramentas BIM no projeto executivo para recapacitação da SE Bongi 230/69/13,8 KV”.

O artigo apresentado por Samuel Dias Vasconcelos no SNPTEE foi desenvolvido com dados obtidos no âmbito do projeto “Soluções de Suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos (VEs): Eletropostos Integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono, PbC) e Sistemas Fotovoltaicos (FV)”, aprovado na chamada estratégica nº 022/2018 do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto tem como financiadora a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e, como entidades parceiras executantes, a UFPE – responsável pela coordenação da iniciativa; o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM); a Acumuladores Moura e o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI). O eletroposto de recarga rápida foi instalado e está operando em uma unidade da empresa parceira Decathlon, em Campinas (SP).

Nos últimos anos, tem sido observada a inserção de veículos elétricos (VE) nas frotas urbanas. Como consequência, carregadores ou estações de recarga rápida (ERR) conectados à rede de distribuição têm se proliferado. As estações de recarga rápida, em função da dinâmica de fornecimento de potência, podem provocar impactos no ponto de conexão. Neste sentido, é importante para as concessionárias e gestores de unidades consumidoras uma avaliação preliminar das condicionantes para a ocorrência de violação dos limites de qualidade. 

Neste contexto, o trabalho de Samuel Dias Vasconcelos propôs um indicador de impactos elétricos para avaliar os parâmetros que influenciam a rede elétrica durante o carregamento de veículos elétricos. Os resultados obtidos destacaram a importância de considerar esses parâmetros para garantir um carregamento eficaz e seguro dos veículos elétricos. 

O indicador de impacto elétrico proposto oferece uma ferramenta para gestão de redes elétricas, viabilizando uma avaliação preditiva do impacto do carregamento dos veículos elétricos, possibilitando a adoção de medidas adequadas para garantir a manutenção da operação das redes de distribuição acessadas por estações de recarga.

O trabalho de dissertação que deu origem ao artigo foi orientado pelos professores José Filho da Costa e Leonardo Rodrigues Limongi, pesquisadores do PPGEE da UFPE. O projeto de PDI que forneceu os dados para a pesquisa é coordenado pelos professores Luiz Henrique de Medeiros e Pedro André Carvalho Rosas e, por parte da CPFL Energia (que financiou a participação do aluno no evento), tem a gerência executiva da Amanda Lopes Fernandes.

Data da última modificação: 28/12/2023, 11:11

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