O professor Carlos Costa Dantas, docente aposentado do Departamento de Energia Nuclear (DEN) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco, recebe o título de Professor Emérito da UFPE. A sessão solene de outorga será realizada, no dia 25 deste mês, às 10h, no auditório Reitor João Alfredo, que fica no 1º andar do prédio da Reitoria, no Campus Recife. O evento será presidido pelo reitor Alfredo Gomes.
Carlos Costa Dantas possui graduação em Química Industrial pela UFPE (1964), especialização em Radioquímica pela USP/Ipen (1968) e doutorado em Química Nuclear pela Ghent University, Bélgica (1973). Também fez pós-doutorado no Karlsruher Institut für Technologie, KIT, Alemanha (1975).
Ele foi o primeiro coordenador do curso de Mestrado em Ciências e Tecnologia Nuclear da UFPE. Também foi o responsável pela criação do grupo de Radioquímica no DEN, a partir do qual foi possível o desenvolvimento de uma usina piloto para extração de urânio a partir da fosforita. Inaugurada em 1985, a iniciativa ajudou a comprovar tecnicamente a recuperação de urânio e a melhoria do rejeito industrial.
Após essa etapa, o professor Dantas iniciou a criação do Laboratório de Radioquímica Cornelius Keller, focado em estudos de transmissão gama na indústria. Esse laboratório gerou várias colaborações e trabalhos acadêmicos, refletidos nas publicações do professor. Atualmente, o docente está envolvido na pesquisa em craqueamento catalítico de hidrocarbonetos, a fim de construir o primeiro tomógrafo industrial de radiação gama fora do Sudeste do País.