Notícias Notícias

Voltar

Carlos Costa Dantas é novo Professor Emérito da UFPE

Homenagem foi concedida como reconhecimento à relevante trajetória e às contribuições à ciência e à sociedade

O docente Carlos Costa Dantas recebeu o título de Professor Emérito da UFPE em homenagem à relevante trajetória e às contribuições profissionais dele à ciência e à sociedade, especialmente nas áreas de Engenharia e Energia Nuclear. Vinculado ao Departamento de Energia Nuclear (DEN) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Carlos Dantas está atualmente aposentado. A sessão solene de outorga do título honorífico foi realizada, na manhã de ontem (terça, 25), no auditório Reitor João Alfredo, localizado no prédio da Reitoria, no Campus Recife. 

Seguindo a tradição, o homenageado foi conduzido ao auditório pela comissão de honra sob aplausos do público presente, que lotou o espaço. A solenidade foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes, que compôs a mesa solene junto com o vice-reitor Moacyr Araújo; o diretor do CTG, Afonso Oliveira; os ex-reitores da UFPE Amaro Lins (que também integrou a comissão de honra) e Anísio Brasileiro; o professor Fernando Roberto de Andrade Lima (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares); e a superintendente de Cultura e professora do CTG, Mariana Brayner.

Após a execução do Hino Nacional, o professor Fernando Roberto de Andrade Lima proferiu o discurso panegírico, abordando a formação e a carreira do homenageado, o qual foi contratado como professor da UFPE em 1973, mesmo ano em que terminou o Doutorado em Química Nuclear pela Ghent University, na Bélgica. “São mais de 50 anos de dedicação ao ensino, à pesquisa e à gestão nesta universidade. Irrequieto e visionário, o professor Dantas, mesmo com poucos professores doutores na Universidade, naquela época, não se limitou ao doutorado. Logo seguiu para a Alemanha, onde realizou seu pós-doc na Universidade de Karlsruher”, detalhou Lima. Considerando a formação e atividades realizadas por Carlos Dantas ao longo dos anos, Lima celebrou: “Nada mais justo do que esta homenagem ao professor Carlos Dantas com o título de Professor Emérito.”

Acesse aqui o álbum de fotos do evento, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.

A cerimônia prosseguiu com a trasladação das vestes talares e a leitura do ato que concedeu o título de Professor Emérito para Carlos Dantas. O reitor Alfredo Gomes, então, outorgou o título e também assinou o ato e o diploma.

O professor emérito Carlos Dantas agradeceu pelo título recebido. “Representa a homenagem mais significativa da minha vida”, afirmou. “É uma gratificação sem tamanho, que só nos estimula para representar e para homenagear a Universidade Federal de Pernambuco”, completou. Ele também agradeceu a todos que estavam presentes à solenidade e a todos que contribuíram com a sua trajetória, incluindo familiares, amigos, colegas e ex-alunos.

Para o reitor Alfredo Gomes, a atuação de Carlos Dantas marca a história da UFPE e deixa um importante legado para o campo da Engenharia e para a formação de profissionais. “Professor Dantas, sua trajetória é um exemplo de compromisso com a ciência, com o ensino e com a universidade pública, a Universidade Federal de Pernambuco de modo especial”, disse o reitor. “Hoje [ontem, dia 25] não apenas reconhecemos a sua contribuição, mas também celebramos o seu presente e o seu futuro, porque o senhor continua a nos inspirar, a nos mostrar que a dedicação ao conhecimento e ao bem comum é um legado que transcende o tempo”, assegurou.

Na visão do vice-reitor Moacyr Araújo, o professor Carlos Dantas representa os valores da universidade pública, traduzidos em excelência acadêmica, ética, dedicação e compromisso com a formação do conhecimento. “Cada vez mais, nós precisamos demonstrar quais são os verdadeiros valores para as universidades federais e quais são os verdadeiros valores que nós gostaríamos de ver refletir na sociedade brasileira. Então, o que nós estamos fazendo aqui hoje [ontem, dia 25] é exatamente isso”, defendeu.

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Carlos Dantas partiu do Departamento de Energia Nuclear do CTG.

CURRÍCULO - Carlos Costa Dantas possui graduação em Química Industrial pela UFPE (1964), Especialização em Radioquímica pela USP/Ipen (1968) e Doutorado em Química Nuclear pela Ghent University, Bélgica (1973). Também fez pós-doutorado no Karlsruher Institut für Technologie, KIT, Alemanha (1975).

Ele foi o primeiro coordenador do curso de Mestrado em Ciências e Tecnologia Nuclear da UFPE. Também foi o responsável pela criação do grupo de Radioquímica no DEN, a partir do qual foi possível o desenvolvimento de uma usina piloto para extração de urânio a partir da fosforita. Inaugurada em 1985, a iniciativa ajudou a comprovar tecnicamente a recuperação de urânio e a melhoria do rejeito industrial. 

Após essa etapa, o professor Dantas iniciou a criação do Laboratório de Radioquímica Cornelius Keller, focado em estudos de transmissão gama na indústria. Esse laboratório gerou várias colaborações e trabalhos acadêmicos, refletidos nas publicações do professor. Atualmente, o docente está envolvido na pesquisa em craqueamento catalítico de hidrocarbonetos, a fim de construir o primeiro tomógrafo industrial de radiação gama fora do Sudeste do País.

Data da última modificação: 26/02/2025, 16:21

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização