André é liderança do povo Baniwa desde 1992, empreendedor social, escritor, agrozootecnista, gestor ambiental e mestrando na UnB
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) promove, na sexta-feira (15), uma roda de conversa com o pesquisador André Baniwa sobre o tema “Os povos indígenas na COP 30 – Desafios e perspectivas”. O encontro começa às 16h e será realizado no 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
André é liderança do povo Baniwa (Alto Rio Negro, AM) desde 1992, empreendedor social, escritor, agrozootecnista, gestor ambiental e mestrando em Sustentabilidade Profissional Junto a Povos e Territórios Tradicionais na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, trabalha no Ministério dos Povos Indígenas.
A roda de conversa será mediada pelo professor do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE Renato Athias, que é coordenador do NEPE. O Núcleo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, será realizada em novembro, em Belém (PA), e os povos indígenas estão fazendo uma ampla mobilização para que as demandas indígenas sejam consideradas pelos governos participantes.
Mais informações
Professor Renato Athias
renato.athias@ufpe.br