Ocorre, no próximo dia 14, às 18h30, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o seminário “Construção de cenários de risco nas empresas de seguros diante das mudanças climáticas”, com palestra do professor titular de Ciência Atuarial e do Risco, Stéphane Loisel, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris. O evento será realizado em inglês, com tradução simultânea para o português realizada pela professora Renata Alcoforado, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da UFPE. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Na palestra, o professor abordará os principais desafios enfrentados pelas seguradoras e resseguradoras na construção de cenários de impacto das mudanças climáticas para horizontes de longo prazo – entre 2050 e 2100. Serão apresentadas recomendações práticas, com exemplos aplicados ao contexto dos riscos à saúde e mortalidade em companhias atuantes na França metropolitana.
Sobre o palestrante – Stéphane Loisel é doutor em matemática aplicada pela Universidade de Lyon, mestre em ciência atuarial e finanças e membro titular do Institut des Actuaires, do qual já integrou a diretoria. Atualmente, é professor titular do CNAM e membro do laboratório de pesquisa Lirsa. Já atuou como diretor do Laboratório LSAF na Université Lyon 1, foi professor visitante da Cornell University (EUA) e lecionou na Sorbonne Université, ENSAE e Universidade de Lausanne.
É editor associado de periódicos como Insurance: Mathematics and Economics (IME), Methodology and Computing in Applied Probability (MCAP) e Risks, além de coeditor do European Actuarial Journal (EAJ). Sua pesquisa foca em mudanças climáticas e seguros, teoria da ruína, Solvência II, longevidade e comportamento do consumidor. Coordena iniciativas de pesquisa financiadas por organizações como AXA e Milliman Paris, integra comitês científicos na Europa e já foi agraciado com prêmios como o SCOR PhD Award e o Bob Alting von Geusau Award.