Voltar

Evento Conexão Embratur Universidades debate papel do audiovisual na imagem do Brasil

Encontro contou com a participação do diretor-presidente da Agência, Marcelo Freixo

Na tarde da última sexta-feira (dia 4), o auditório Denis Bernardes, no Centro de Ciência Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi palco do painel “Inovação e Soft Power: O audiovisual e a imagem do Brasil”. O evento, que integrou o projeto Conexão Embratur Universidades, contou com a participação do diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, além da professora do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) Nathália Körössy e do desenvolvedor de jogos Rodrigo Carneiro, líder do Accelerator Program @Brazil Games. A mesa foi presidida pelo diretor de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Dine/Propesqi), Roberto Guerra.

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, representando o reitor da UFPE; pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo; pela coordenadora da pós-graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur), Viviane Salazar; pelo chefe do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), Carlos Eduardo Pimentel; e pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicados (CCSA), Zionam Rolim. 

Com um auditório repleto de estudantes, professores e profissionais do turismo e do audiovisual, o evento trouxe discussões essenciais sobre a utilização de produções cinematográficas e jogos digitais para projetar a imagem do Brasil no exterior. Em sua fala de abertura, Marcelo Freixo destacou a relevância da cultura para a reputação do país e apresentou as estratégias da Embratur para fortalecer o turismo audiovisual em diferentes mercados.

Em breve palestra, a professora Nathália Körössy ofereceu um panorama sobre o turismo audiovisual, abordando exemplos nacionais e internacionais de destinos que se consolidaram por meio de filmes e séries. Ela ressaltou a necessidade de políticas que incentivem o Brasil a explorar ainda mais esse potencial.

“Filmes motivam e inspiram o desejo de viajar também. Em recente pesquisa, oito em cada dez turistas se inspiraram em visitar outros países após assistir a séries ou filmes. Audiovisual é muito mais do que entretenimento, é uma ponte entre pessoas e lugares”, afirmou Nathália Körössy.

Körössy explanou que o audiovisual, além de ser um instrumento de promoção de destino, é um instrumento de soft power, porque conecta ao mundo a nossa marca nacional, as nossas histórias, conecta a nossa cultura ao nosso modo de vida. Tudo isso seria bem importante para além da promoção. E as escolhas dos locais retratados pelo audiovisual começam de forma espontânea, “pois as produções precisam de locais para retratar. Só que o que era espontâneo agora é cada vez mais estratégico. E também, cada vez mais, isso é pensado enquanto uma política”.

Durante sua fala, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, contou que, somente em 2024, foram movimentados 7,3 bilhões de dólares em turismo no Brasil. Com isso, para ele, o turismo pode ser comparado ao que o petróleo foi antigamente: excelente para os negócios, só que sem o dano ambiental; muito mais sustentável e interessante para todos os países. “Estamos tendo a chance de fazer com que essa área possa ser uma política pública mais eficiente. O que a gente quer é que esse bom momento não seja apenas um bom momento, mas uma tendência. Independente de quem esteja lá, de que essa política pública possa continuar fazendo o Brasil um país mais sustentável”, afirmou Freixo.

Freixo também trouxe dados mostrando o quanto o audiovisual incentiva os turistas a viajarem: “44% dos norte-americanos decidem para onde vão viajar a partir de um filme ou série que eles assistiram. Um em cada quatro asiáticos decidem viajar para um lugar que viram em séries ou filmes. O Brasil é o terceiro consumidor do mundo em streaming. A gente está falando de uma massa gigantesca de pessoas”.

Rodrigo Carneiro trouxe a perspectiva dos jogos digitais como ferramenta de promoção turística. Ele enfatizou como os games podem aproximar o público internacional do Brasil por meio de experiências imersivas e interativas, ampliando o interesse de novos turistas.

O evento foi organizado pelo Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) e pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo em parceria com a Embratur.

*Foto da arte: Júlia Alencar/Ascom UFPE

Data da última modificação: 10/04/2025, 12:19

Contatos Contatos

Secretaria da Diretoria

Centro de Ciências Sociais Aplicadas Av. dos Economistas, s/n Cidade Universitária 50670-901 Recife-PE

(81) 2126.8360
Coordenação Setorial de Extensão e Cultura

Instagram: @extensao.ccsa

Coordenação de Turismo
(81) 2126-8751
Coordenação de Hotelaria
(81) 2126-8758
Coordenação de Secretariado
(81) 2126-8367
Coordenação de Serviço Social
(81) 2126-8373
Coordenação de Ciências Econômicas
(81) 2126-8380
Coordenação de Ciências Atuariais
(81) 2126-7739 / 8376
Coordenação de Ciências Contábeis
(81) 2126-8372
Coordenação de Ciências Contábeis EaD
(81) 2126-7747
Coordenação de Administração
(81) 2126-8366
Coordenação Setorial Acadêmica (Escolaridade)
(81) 2126-8365
Comunicação CCSA
(81) 2126-8917

Direção Direção

Direção
Prof. Zionam Rolim
(81) 2126-8360
Vice-Direção
Prof. Marcos Gois
(81) 2126.8360