O minicurso “Branquitude e as Relações Raciais”, realizado na Biblioteca Central, da Universidade Federal de Pernambuco, abre vagas gratuitas para quem deseja participar dos encontros nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, no horário de 19h30 a 21h30, na sala do Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais (Epcrer). As inscrições podem ser feitas através de preenchimento de formulário disponibilizado pela internet e serão disponibilizados certificados de 20 horas para os participantes.
A iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos (Gepar) da UFPE e terá mediação das pesquisadoras Kethuly Silva e Ellis Oliveira. Dentre os temas que serão debatidos no minicurso, constam “Branquitude e Relações Raciais”, “Privilégio e Branquitude”, “Necropolítica e Branquitude” e “Branquitude e Antirracismo”.
Os intuitos da capacitação são trazer para a UFPE uma “imersão crítica e aprofundada no conceito de branquitude” e demonstrar “implicações nas relações sociais e educacionais no Brasil”. Além disso, o curso pretende fazer a apresentação de como os mecanismos da Branquitude operam no país para gerar privilégios e desigualdade e trazer à tona a historicidade da Branquitude na realidade Brasileira.
Dentre as obras selecionadas para o minicurso, destacam-se “Lugar de Negro”, de Lélia Gonzalez e Carlos Hasenbalg, “Branqueamento e Branquitude no Brasil”, de Cida Bento, e “Entre o ‘encardido, o branco e o branquíssimo’: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulista”, de Lia Vainer Schucman.
Cronograma
14/10: Branquitude e relações raciais
15/10: Privilégio e branquitude
16/10: Necropolítica e branquitude
17/10: Branquitude e antirracismo