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Cartilha gratuita apresenta caminhos para desenvolvimento do turismo cinematográfico

Documento tem como propósito sensibilizar os atores do turismo para a importância deste segmento

O Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Turísticos (Lets) lançaram a cartilha “Estratégias para o desenvolvimento do turismo cinematográfico: Um guia prático”, disponível para download gratuito no Attena – Repositório Digital da UFPE. A cartilha tem como propósito sensibilizar os atores do turismo para a importância deste segmento, ao apresentar um caminho para desenvolver o turismo cinematográfico em suas localidades.

Destinada a gestores públicos municipais e estaduais interessados no desenvolvimento local por meio do turismo, a publicação apresenta estratégias e respectivas ações que podem ser conduzidas pelas Organizações de Gestão de Destino (OGD) e demais atores do destino para desenvolver o turismo cinematográfico.

A publicação é um produto técnico da dissertação de mestrado “Cinema e Turismo em Cabaceiras: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do Turismo Cinematográfico”, de autoria de Priscila Fernandes Carvalho de Melo, desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Turismo Cinematográfico no Brasil: desafios, perspectivas e possibilidades de cooperação entre os agentes institucionais dos setores turístico e audiovisual”, coordenado pela docente do PPHTUR Nathália Körössy.

O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), via chamada MCTIC/CNPq nº 28/2018 Universal. Também contou com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), edital PROPG nº 03/2020.

CONCEITO – “Quando a motivação do turista em visitar o destino está relacionada à obra audiovisual em si, seu roteiro, suas locações, personagens etc., surge o turismo cinematográfico. Este tipo de turismo tem como principal motivação a visitação de locais relacionados a produções audiovisuais. Trata-se de uma prática turística ligada ao interesse por obras audiovisuais e por equipamentos, atrativos ou eventos a elas relacionados”, escrevem as autoras.

“O turismo cinematográfico tende a gerar incremento do fluxo de turistas no destino ao longo do ano, aumento das receitas e diminuição dos efeitos da sazonalidade. Além disso, contribui para ampliação da oferta turística local por meio do desenho de novos produtos e experiências turísticas ligadas às produções audiovisuais”, complementam.

Mais informações
Professora Nathália Körössy

nathalia.leite@ufpe.br

Data da última modificação: 08/06/2021, 16:45

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