Voltar

Professora Joaninha e técnica Mani Galindo vão receber títulos de eméritas

Concessões foram aprovadas na segunda-feira (7) à tarde pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE

A professora Joana Araújo de Barros será a nova professora emérita e a servidora técnico-administrativa Mani Carneiro da Cunha Galindo, a nova técnica emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As indicações – apresentadas respectivamente pelo pleno do Departamento de Enfermagem e por mais de 40 professores e professoras da Faculdade de Direito do Recife (FDR) – foram aprovadas na segunda-feira (7) à tarde pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, reunido na Reitoria.

O título da professora será concedido em cerimônia na sexta-feira (11), às 14h30, no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife. Nascida em 1933 e conhecida no meio acadêmico pelo nome de professora Joaninha, a docente se graduou na Escola de Enfermagem da Universidade do Recife, que viria a ser a UFPE, em 1960. Foi contratada como instrutora em 1961 e como auxiliar de ensino em 1966, aposentando-se em 2003, mas continua contribuindo com a Universidade.

Fez residência em Enfermagem Pediátrica a bordo do Navio Escola Americano (Projeto Hope em convênio com a UFPE), em Natal (RN). “Contribuiu de maneira grandiosa com o crescimento e o desenvolvimento do Departamento de Enfermagem da UFPE e, consequentemente, com a evolução técnico-científica e administrativa desta universidade, por meio do ensino e de cargos administrativos ocupados”, afirma a professora titular Cleide Maria Pontes.

TÉCNICA EMÉRITA - Mani Carneiro da Cunha Galindo é graduada em Administração (2001) e possui MBA em Formação e Gestão de Competências (2002). Ingressou nos quadros da UFPE em 1982, exercendo suas funções até a aposentadoria, em 2019. Trabalhou na FDR desde 2003, exercendo funções relevantes como a Chefia da Escolaridade e a Coordenação Administrativa do Centro, colaborando na gestão de vários temas sensíveis, como as obras físicas necessárias à recuperação do imóvel da faculdade.

“Os professores proponentes do título de Técnica Emérita da Universidade Federal de Pernambuco afirmam que o período em que Mani Carneiro da Cunha Galindo esteve à frente da Escolaridade foi marcado pela eficiência no serviço e pela gentileza no trato com os corpos discente e docente. Uma breve consulta das placas comemorativas apostas nas dependências da Faculdade corrobora essa assertiva: diversas turmas de concluintes lhe prestaram homenagem, distinguindo-a entre os seus pares”, diz o parecer.

Data da última modificação: 10/10/2019, 10:22