Seminário sobre biossensores em nanoescala com professora da Universidade da Califórnia acontece amanhã (11)

Evento on-line ocorrerá às 16h, no Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá, amanhã (11) às 16h, mais uma edição do Webinar Física. Dessa vez, será abordado o tema “Da nanotecnologia a sensores biológicos: Desvendando a física de spins de biossensores em nanoescala”, com a professora Clarice D. Aillo, da Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), dos Estados Unidos. Devido à pandemia do novo coronavírus o evento, acontecerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet. Além da sala no Google Meet, o seminário também poderá ser acompanhado pelo link.

A organização do evento recomenda que os que desejarem entrar na transmissão via Google Meet façam isso com o microfone desligado e utilizando o e-mail institucional da UFPE.

Resumo

Evidências de estudos in vitro e in vivo sugerem que estados coerentes de spin podem ser a base para fenômenos como a detecção de campos magnéticos na navegação animal e a magnetossensibilidade de reações metabólicas envolvidas no estresse oxidativo celular. Caso esta hipótese esteja correta, é possível afirmar que organismos se comportam, por um curto período, como “sensores quânticos vivos” e podem ser estudados e controlados usando técnicas de detecção quântica primariamente desenvolvidas para sensores tecnológicos. Neste sentido, será abordada a estratégia adotada por meu grupo de pesquisa para medir e controlar estados coerentes em proteínas, células e organismos a fim de entender como eles interagem com seu microambiente e como esta interação regula processos fisiológicos. É possível estabelecer estados coerentes de spin como responsáveis – ou não! – por fenômenos de biossensorização fisiologicamente relevantes? Podem estados coerentes de spin ser manipulados para obter vantagens tecnológicas e terapêuticas?

posgrad@df.ufpe.br

Data da última modificação: 10/09/2020, 17:03