Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promove webcolóquio amanhã (1º)

O evento será realizado às 15h, via Microsoft Teams

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove um webcolóquio amanhã (1º), às 15h, pelo Microsoft Teams. Intitulado “Um laboratório chamado vidro: Manipulando átomos e luz”, o evento será apresentado pelo professor Marcelo Nalin, do Instituto de Química da Unesp em Araraquara (SP).

Marcelo é bacharel em Química, possui doutorado em Química pela Université de Rennes I e pelo Instituto de Química Unesp (2002). Realizou pós-doutoramento na Université de Paris Sud (2002-2003) e também no Instituto de Física Gleb Wataglin na Universidade Estadual de Campinas (2004-2007). Desenvolveu um projeto Jovem Pesquisador junto ao Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru (2007-2009). Realizou estágio como pesquisador visitante no ICMCB na Universidade de Bordeaux, na França no período de agosto de 2019 a julho de 2020. Atualmente, é livre docente no Instituto de Química da Unesp em Araraquara (SP). Tem experiência nas áreas de Química e Física, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros e vitrocerâmicas com aplicações em fotônica e materiais magneto-ópticos, cristais fotônicos e materiais fotossensíveis.

Resumo

Os vidros estão entre os mais antigos materiais produzidos e manipulados pelo homem. Este século vem sendo chamado de “Era do Vidro”. Para destacar a importância destes materiais no cotidiano de todos, a ONU elegeu 2022 como Ano Internacional do Vidro. Podemos destacar algumas aplicações que revolucionaram a tecnologia e o modo de vida das pessoas, tais como, a preparação de vitrocerâmicas por S.D. Stookey em 1953, a primeira fibra óptica obtida por Charles Kao em 1970, o Gorilla Glass® obtido em 2008 pelos pesquisadores da Corning. Entretanto, muitas outras aplicações podem ser exploradas usando uma infinidade de composições químicas diferentes. No que diz respeito à fotônica, a ciência que permite controlar, gerar ou manipular a luz, os vidros são os componentes primordiais. A interação da luz com os vidros vem fascinando o homem há muito tempo e, para cada aplicação específica, uma composição química de vidro é necessária. Assim, pesquisas por todo o mundo tentam decifrar os códigos genéticos vítreos que darão origem a propriedades especiais. Nesta palestra, iremos mostrar um pouco sobre como a química pode contribuir para o desenvolvimento de dispositivos fotônicos, explorando propriedades como luminescência e magnetismo.

Data da última modificação: 31/08/2021, 15:28