Pós-Graduação em Química promove colóquio virtual nesta quarta-feira (9)

O evento será ministrado pelo professor Ricardo Schneider, às 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza nesta quarta-feira (09) um colóquio virtual, via Microsoft Teams. O evento, intitulado “Vidros: de catalisadores a materiais para construção civil”, será apresentado pelo professor Ricardo Schneider, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Campus Toledo). A palestra é aberta ao público e começará às 15h.

Ricardo Schneider, doutor em Química pela UFPE (2012), é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Campus Toledo) e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Em 2019 recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologia Social, ficando em 1º lugar dentre os 800 projetos inscritos, com o projeto de sua orientanda Isabelle Costa: “Reúso de resíduos vítreos de aterros sanitários: meio ambiente e renda”, conquistando também duas outas classificações por votação neste mesmo prêmio.

Resumo

Vidros são materiais usualmente conhecidos por sua inércia química proveniente principalmente pelo uso moderno de vidros baseados em sílica. No entanto, como será mostrado nesta apresentação, vidros podem ser materiais versáteis usados até mesmo como catalisadores. Nesse sentido, vidros estão sendo aplicados no desenvolvimento de catalisadores, substratos para obtenção de nanopartículas e como materiais biocidas. Além disso, a linha de pesquisa busca aplicação para resíduos vítreos encontrados em grande escala em aterros/lixões mostrando-se como uma ótima fonte de materiais para construção civil.

Professor Petrus Santa Cruz

petrus.santacruz@ufpe.br