Pós-Graduação em Química promove colóquio virtual nesta quarta-feira (6)

O evento acontecerá via Microsoft Teams, a partir das 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promove nesta quarta-feira (6) o colóquio “Estratégias na síntese de nanomateriais inorgânicos para novas ferramentas de sensoriamento óptico e catálise em nanoescala". A palestra é on-line e será ministrada pelo professor Paulo César de Sousa Filho. do Instituto de Química da Unicamp. O colóquio é gratuito e será realizado via Microsoft Teams, às 15h.

Paulo César de Sousa é bacharel em Química (concluído em 2008) e doutor em Ciências (concluído em 2013) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na USP-Ribeirão Preto (2013-2017) e no Laboratório de Física da Matéria Condensada da Ecole Polytechnique (Paris, França, 2015-2016). Desde 2017, é professor do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Unicamp. Tem experiência na área de Físico-Química Inorgânica, especialmente em terras raras, materiais luminescentes, espectroscopia e suas aplicações no desenvolvimento de sensores ópticos e luminóforos.

Resumo

Nanomateriais à base de terras raras apresentam inúmeras propriedades atrativas para sensoriamento luminescente em virtude de seu comportamento espectroscópico único. Nesse sentido, o controle apropriado de tamanho e morfologia, bem como a engenharia de defeitos destas nanoestruturas, passa pela compreensão de seus mecanismos de formação em sínteses de fase líquida. Com isso, permite-se a modelagem destes luminóforos como marcadores multifuncionais em situações que requerem resolução espacial e temporal, especialmente em sistemas biológicos. Em particular, a exploração das propriedades químicas e luminescentes de nanomateriais à base de terras raras dá origem a várias aplicações emergentes envolvendo nanotermometria, detecção de espécies reativas de oxigênio e catálise. Dessa forma, pretende-se discutir novos métodos de síntese em fase líquida, os mecanismos de formação e as propriedades físico-químicas de nanopartículas inorgânicas luminescentes, bem como seu potencial como novas ferramentas para sensoriamento óptico em nanoescala.

Data da última modificação: 04/10/2021, 14:56