Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre cristalografia e química do estado sólido

O encontro será realizado amanhã (6), às 15h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Dos Cristais aos Átomos: A Importância da Cristalografia para os Grandes Avanços Científicos”. O encontro será realizado amanhã (6), às 15h, via Google Meet. O tema será abordado pelo professor João Honorato de Araújo Neto.

O convidado João Honorato é docente do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Suas pesquisas focam na obtenção de novos metalofármacos como alternativa para o tratamento de doenças que têm apresentado resistência aos fármacos convencionais, como câncer e tuberculose. Outro enfoque é a cristalografia, atuando na elucidação estrutural de pequenas moléculas (por difração de raios-X) de diversos tipos, a exemplo de compostos de coordenação, organometálicos, produtos naturais, complexos de terras raras, moléculas orgânicas quirais, MOFs, porfirinas.

Resumo

A cristalografia tem desempenhado um papel fundamental na evolução da ciência. Trata-se da técnica principal presente nas descobertas relacionadas a 33 Prêmios Nobel em Química, Física, Fisiologia e Medicina. Os avanços na difração de raios-X revolucionaram a capacidade de analisar cristais de diversas formas e tamanhos, tornando possível a investigação estrutural de moléculas simples como NaCl até estruturas complexas como o DNA. Nas últimas décadas, com o avanço dos computadores, observou-se uma grande expansão do alcance da técnica de difração de raios X. Isso possibilita a investigação de macromoléculas variadas e, inclusive, a dinâmica molecular no estado sólido. Dessa forma, são fornecidas informações valiosas sobre as interações intermoleculares que moldam as propriedades químicas e as aplicações de novos materiais.

Data da última modificação: 05/12/2023, 13:26