Voltar

Pós-Graduação em Química da UFPE promove colóquio extra nesta quarta-feira (28) sobre estudos envolvendo zika vírus e coronavírus

O evento será realizado às 15h, via Microsoft Teams

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, promove colóquio extra nesta quarta-feira (28). De título “Estudos in silico de proteínas imunorreativas do zika vírus e do Sars-CoV-2”, o evento será apresentado pelo pesquisador Danilo Fernandes Coelho, do Grupo Biomaterial Modeling Group (Biomat-Fiocruz), pós-doutor no DQF/UFPE. O colóquio será realizado às 15h, via Microsoft Teams, e será mediado pelo pesquisador Roberto Lins (PPGQ/Fiocruz).

Resumo

Foram realizados estudos com proteínas imunorreativas do zika vírus (ZIKV) e do vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (Sars-CoV-2). Num primeiro estudo, usando uma proteína desenvolvida computacionalmente carreando um epítopo da proteína NS2b de ZIKV, foi demonstrado que anticorpos elicitados por infecção por ZIKV não estão associado com casos de Neurite Óptica. Num segundo estudo, baseado num anticorpo neutralizante direcionado para a proteína de Envelope de ZIKV, foram desenhadas computacionalmente duas proteínas de modo a mimetizar o anticorpo e neutralizar o ZIKV. Uma das proteínas (VLL-2) apresentou potencial de neutralização em ensaios de imunorreatividade. Num terceiro estudo, foi demonstrado por meio de cálculos computacionais na variação de energia-livre de ligação que casos de reinfecção pelas novas variantes do vírus SARS-CoV-2 estão associados a perda de interações especificas com anticorpos previamente elicitados para as primeiras variantes do vírus. As mutações do domínio RBD da proteína Spike nas novas variantes, além de deletar interações importantes com anticorpos, modificam o perfil de distribuição de carga na superfície da proteína, levando a evasão imunológica. Por fim, num quarto estudo foi avaliado que novas variantes do SARS-CoV-2 descobertas no Brasil possuem mutações que deletam aminoácidos importantes no domínio NTD da proteína Spike, também levando à deleção de interações importantes com anticorpos neutralizantes e evasão imunológica dessas novas variantes.

Data da última modificação: 26/07/2021, 20:26