Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá colóquio intitulado “Ordem topológica em magnetismo quântico”

O encontro será realizado na próxima sexta-feira (28), às 16h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Ordem topológica em magnetismo quântico”. O encontro será realizado na próxima sexta-feira (28), às 16h, via Google Meet. O professor Rodrigo Gonçalves Pereira, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, será o palestrante da ocasião.

O convidado possui graduação e mestrado em Física pela Unicamp e doutorado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Realizou um pós-doutorado pelo Kavli Institute for Theoretical Physics, na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Foi professor do Instituto de Física de São Carlos, na USP. Atualmente, Rodrigo Pereira é professor adjunto do Departamento de Física da UFRN e um dos líderes de pesquisa do Instituto Internacional de Física, em Natal. Sua pesquisa é na área de teoria de física da matéria condensada, com ênfase em sistemas fortemente correlacionados, magnetismo quântico e fases topológicas.

No colóquio, serão discutidas algumas propriedades físicas de fases com ordem topológica no contexto de magnetismo quântico, ilustradas por exemplos desde anyons abelianos e não abelianos até fractons.

Resumo

Sistemas de spins interagentes podem exibir fases quânticas em que o estado fundamental não é caracterizado por uma magnetização espontânea, mas por uma ordem topológica codificada na função de onda de muitos corpos. Em vez de um parâmetro de ordem local, fases com ordem topológica se distinguem pelo emaranhamento de longo alcance e por um espectro de excitação com partículas fracionárias que não são bósons e nem férmions, os chamados anyons. Dentre as possíveis aplicações, a manipulação de anyons promete servir de plataforma para computação quântica intrinsecamente protegida contra erros. Existem evidências experimentais para fases de líquidos quânticos de spin com ordem topológica em materiais fortemente correlacionados com interações magnéticas frustradas, mas as primeiras realizações controladas surgiram recentemente em simuladores quânticos com átomos de Rydberg e qubits supercondutores.

Programa de Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br