Voltar

Laboratório de Terras Raras do Departamento de Química Fundamental é tema de colóquio

Professor Severino Alves Júnior aborda o tema “BSTR 45 anos: de colorindo o invisível à teranóstica do câncer”

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE reinicia sua série de colóquios remotos na próxima quarta-feira (18), às 15h, com a apresentação do professor Severino Alves Júnior sobre o tema “BSTR 45 anos: de colorindo o invisível à teranóstica do câncer”. Para participar, basta acessar a plataforma Microsoft Teams.

O BSTR é o Laboratório de Terras Raras do Departamento de Química Fundamental (DQF), fundado há 45 anos pelo professor emérito Gilberto Fernandes de Sá, que funcionou inicialmente no Banheiro de Senhoras (BS) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). De acordo com o professor Petrus Santa Cruz, isso se deu pelo número reduzido de mulheres na área naquela época, situação bem diferente da atual, e deu nome ao BSTR.

“Podemos afirmar que hoje, tanto na Química, quanto na Física e Ciência de Materiais, o planejamento e a racionalização da formação e das propriedades de estruturas complexas, baseadas nas interações intra e intermoleculares, são de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico do mundo. Uma das áreas que tem chamado muito a atenção, que envolve tanto esforços experimentais quanto ferramentas teóricas computacionais, é a área de materiais lantanídicos”, explica o professor Alves Júnior.

“Diante do exposto, trataremos neste colóquio de forma sucinta a origem do Laboratório de Terras Raras do DQF da UFPE (BSTR), sua vocação para a vanguarda na química de coordenação, a engenharia e caracterização de materiais termossensíveis, com a combinação sinérgica multimodal baseada em fotônica visando a química forense e a fototeranóstica, terapia e diagnóstico induzido por fóton, além da liberação controlada de fármacos, voltados para o tratamento de câncer de mama”, complementa.

CURRÍCULO – Severino Alves Júnior, doutor em Química pela UFPE (1998), é professor do DQF, membro da Academia Pernambucana de Ciências, pesquisador 1A do CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE e da Central Multiusuário de Espectroscopia do Nordeste (Cemene).

Mais informações
Professor Petrus Santa Cruz

petrus.santacruz@ufpe.br 

Data da última modificação: 16/11/2020, 19:16