Departamento de Física da UFPE promove colóquio virtual nesta sexta-feira (23)

Evento será transmitido via Google Meet, às 16h

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza nesta sexta-feira (23) o colóquio on-line “Nova computação com velhos materiais: É possível fabricar um computador quântico baseado em semicondutores?”. O tema será apresentado pela professora Belita Koiller, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O colóquio será realizado via Google Meet.  Os organizadores pedem para que os participantes entrem com o e-mail institucional (@ufpe.br) e o microfone desligado.

Resumo

Serão apresentadas vantagens e dificuldades para processamento quântico em ambientes semicondutores. O estado do spin de um elétron ligado a um potencial local atrativo (por exemplo, pontos quânticos ou doador) define o estado do qubit. Discutimos operações que controlam estados de superposição (1 qubit) e o emaranhados (2 qubits) através de interações bem estabelecidas em semicondutores. Sugerimos que as dificuldades para operação do computador quântico baseado em silício poderão ser superadas através de soluções comprovadas em computadores quânticos já operantes com materiais supercondutores.

Data da última modificação: 21/07/2021, 16:26