Colóquio promovido pelo Departamento de Física acontecerá dia 24

O próximo colóquio promovido pelo Departamento de Física da UFPE será realizado no dia 24 deste mês, com o título “Modelagem física do movimento de pedestres”. O palestrante será o professor André Vieira, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, acontecerá às 16h, no auditório do Departamento de Física no CCEN.

Resumo

O comportamento coletivo de pedestres apresenta uma série de fenômenos complexos semelhantes àqueles exibidos pelos sistemas físicos usuais de muitas partículas, em especial os materiais granulares, e tem conexão com os sistemas de “matéria ativa”, em que energia mecânica é injetada continuamente. Ofereceremos um panorama dos estudos voltados para a modelagem física do movimento de pedestres, com ênfase no modelo de "força social" de Helbing e suas extensões. Ao final, discutiremos aplicações à separação ótima de pedestres ou outras partículas ativas em contrafluxo ao longo de um corredor [C. L. N. de Oliveira et al., Phys. Rev. X 6, 011003 (2016)].

Departamento de Física – UFPE

Data da última modificação: 21/11/2017, 13:12