Colóquio discute a spintrônica durante curso de verão do Departamento de Física da UFPE

“Spintrônica: passado, presente e futuro” é tema do colóquio de Física da UFPE (DF), a ser realizado amanhã (1º), às 16h, no auditório do Departamento de Física, durante o Curso de Verão 2019 do departamento. O evento, com cerca de uma hora de duração, é aberto ao público, mesmo sendo voltado para estudantes.

A spintrônica incorpora o uso do “spin” do elétron para controlar sinais elétricos e expandir a capacidade de dispositivos eletrônicos. O colóquio fará uma viagem através da Física explorando por que, durante 50 anos, a eletrônica ignorou o spin do elétron. Por qual razão de repente o spin passa a ser utilizado na eletrônica moderna? Que fenômenos novos foram descobertos nos últimos 10 anos nesta área?

O Curso de Verão 2019 do Departamento de Física da UFPE está sendo promovido até o dia 8 de fevereiro, com coordenação da professora Nadja Bernardes e do professor Leonardo Menezes. O evento, que tem realização anual há mais de quatro décadas, conta com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE, da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UFPE, do CNPq e da Facepe.

São oferecidas diversas atividades, como cursos de revisão teórica (“Fundamentos de Mecânica Quântica”) e experimentais (“Sensoriamento e Controle Avançado”; “Experimentos em Física do Estado Sólido” e “Introdução a Métodos Computacionais em Física”, cada qual com turmas de até 12 inscritos), todos com 30 horas de carga horária; três minicursos em temas na fronteira do conhecimento (“Metrologia Óptica”, “Informação Quântica” e “Fenômenos Neuronais Coletivos e a Hipótese do Cérebro Crítico”), de 4,5 horas de carga horária; oito seminários de uma hora de duração, ministrados por pesquisadores do DF/UFPE; e visitas guiadas aos laboratórios de pesquisa do DF/UFPE.

Curso de Verão 2019

nadjakb@df.ufpe.br