Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Grupo Aya-Sankofa celebra o 3º aniversário com seminário em agosto

O evento é gratuito e acontecerá em 29 de agosto, no Auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste da UFPE

Para celebrar os três anos de existência, o Grupo Aya-Sankofa realizará, no dia 29 de agosto, o Seminário-Celebração 3º Aniversário do Grupo Aya-Sankofa. O evento objetiva possibilitar o debate sobre Educação das Relações Étnico-Racias, grupos de pesquisa com a temática ERER e a Matemática e seu ensino.

A programação terá início às 16h, no Auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste da UFPE, e conta com a vivência de jogos de origem africana, palestra sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e uma apresentação/discussão dos trabalhos e ações do grupo. O objetivo é que outros trabalhos, ações e pesquisas sejam inspirados. O evento é gratuito e confere certificado aos participantes.

SOBRE O GRUPO AYA-SANKOFA: Considerando a importância de um trabalho na formação inicial e continuada de professores de matemática, o Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, pauta questões sobre colonialidade e decolonialidade, eurocentrismo, epistemicídio científico, racismo, dentre outros. O grupo foi instituído em 2019, vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM, do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

O conceito de Sankofa (sanko = voltar; fa = buscar, trazer) origina-se de um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental, em Gana, Togo e Costa do Marfim. Que pode ser traduzido por “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”, ou seja, voltar às raízes, aprender com a ancestralidade. Aya é símbolo de resistência, desafio contra as dificuldades, perseverança, independência e desenvoltura.

A partir de seu lugar de fala, enquanto professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores em Educação Matemática, o Grupo assume uma pauta constante de enfrentamento à dominação hegemônica científica e cultural que privilegia determinados conhecimentos e invisibiliza outros.

Data da última modificação: 17/08/2022, 11:44