Notícias Notícias

Voltar

UFPE sedia Seminário Brics-NU com foco em Ciência da Computação e Segurança da Informação

A programação incluiu mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações sobre perspectivas de colaboração acadêmica e científica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sediou, na última segunda-feira (dia 7), o Seminário Brics-NU: Ciência da Computação e Segurança da Informação. O evento foi realizado no auditório do Centro de Informática (CIn) e reuniu pesquisadores, gestores e representantes institucionais para discutir estratégias de cooperação internacional no âmbito da rede universitária dos países do Brics+. A programação incluiu mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações sobre perspectivas de colaboração acadêmica e científica.

Presencialmente, participaram da mesa de abertura o vice-reitor Moacyr Araújo; a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Claudianor Oliveira, representando o reitor Camilo Allyson; o diretor de Relações Internacionais da UFCG, Carlos Galvão; e a diretora de Relações Internacionais da UFPE, Cristiane Costa. A sessão de abertura também contou com a presença virtual do professor Rui Vicente Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes, que ressaltou o papel estratégico da entrada do Brasil na rede Brics-NU em 11 temas estratégicos. Também ressaltou a importância da iniciativa da UFPE e da UFCG de montar um seminário para discutir diretrizes e plano de ações na temática de ciência da computação e segurança de informação. 

Durante o seminário, foram realizadas sessões simultâneas de grupos de trabalho com o objetivo de mapear linhas de pesquisa prioritárias, identificar parceiros nacionais e internacionais e propor projetos colaborativos para futura submissão ao edital Brics-NU. As discussões também abordaram a estrutura de governança da rede e mecanismos de cooperação entre os programas de pós-graduação da UFPE, UFCG e instituições parceiras dos países do bloco.

Na plenária final, os grupos apresentaram propostas de ações conjuntas e destacaram a importância da integração acadêmica entre os países do Brics+ para o avanço científico em áreas estratégicas. Os pró-reitores da UFPE e UFCG encerraram o evento destacando os próximos passos da articulação interinstitucional, com foco na consolidação da rede e na preparação de propostas para os editais internacionais da Capes.

Da UFPE, participaram os PPGs em Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e em Matemática. A comitiva da UFCG trouxe representaçoes dos PPGs em Engenharia Elétrica e em Ciência da Computação.

Para a pró-reitora Carol Leandro, o encontro confirmou o potencial de colaboração concreta entre as instituições e os países do Brics+. "A presença ativa de pesquisadores, gestores e representantes institucionais da UFPE e da UFCG demonstra o alinhamento e o compromisso com uma agenda de pesquisa integrada, voltada para desafios nas áreas de Ciência da Computação e Segurança da Informação. Conseguimos avançar na identificação de linhas de pesquisa estruturantes, delinear propostas colaborativas e já traçar ideias sobre a governança da rede", disse a pró-reitora.

Data da última modificação: 08/07/2025, 18:04