Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Cinema da UFPE divulga programação da semana
Notícias Notícias
Cinema da UFPE divulga programação da semana
Todas as sessões são gratuitas, mas é necessário retirar o ingresso presencialmente uma hora antes do início do filme

O Cinema da UFPE realiza, na próxima segunda-feira (4), às 14h30, a exibição do documentário “Agora”, de Dea Ferraz, que acompanha o lançamento do livro homônimo da autora. Durante a semana, o público também acompanha a programação da 2ª Mostra Olhares Cinematográficos, que consiste no projeto final da disciplina "Curadoria e Programação", ofertada na UFPE pelo professor Laécio Ricardo. Como parte da mostra, de 5 a 8 de agosto será exibido o programa Fazer Artístico.
Todas as sessões são gratuitas, mas é necessário retirar o ingresso presencialmente uma hora antes do início da sessão. A programação está sujeita a mudanças e o acesso às sessões, à lotação da sala. O Cinema fica localizado no Campus Recife, nas dependências do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE.
Programação de 4 a 8 de agosto
Dia 4 de agosto
14h30 - Agora (documentário, Dea Ferraz, 2020, Brasil, 60min, livre)
O documentário apresenta artistas que se lançam no vazio do tempo presente, deixando o corpo improvisar sobre o que sentem e vivem, tentando entender-se com seus medos, com suas dores, suas buscas, mas conectados por um fio invisível da existência.
Mostra Olhares Cinematográficos (Fazer Artístico)
Dia 5 de agosto
16h – As fotos de Alix (1982, Jean Eustache, França, 12 anos, legendado); e Verdades e Mentiras (1973, Orson Welles, França, 12 anos, legendado, 108min)
Em “As Fotos de Alix”, Alix folheia seu álbum de fotos com um amigo, dizendo como e quando elas foram tiradas. Gradualmente, o comentário dela se torna menos realista e suas descrições assumem um caráter mais poético e imaginativo. Já em “Verdades e Mentiras”, ao traçar o perfil do falsificador de obras de arte Elmyr de Hory, o filme apresenta um emaranhado de histórias sobre fraudes, esbarrando nas próprias mentiras de Welles.
18h20 – Holy Motors (2012, Leos Carax, França, 14 anos, legendado, 116min)
Oscar viaja em uma limusine dirigida por Céline, que diz que naquele dia terá nove encontros. A partir desse momento, ele passa a interpretar vários personagens em diversos pontos da cidade: um vagabundo, um pai, um assassino...
Dia 6 de agosto
14h – A bela intrigante (1991, Jacques Rivette, França, 12 anos, legendado, 238min)
O famoso ex-pintor Frenhofer revisita um projeto abandonado com a namorada de um jovem artista visitante. Perguntas sobre verdade, vida e limites artísticos são exploradas.
18h30 – Retrato de uma jovem em chamas (2019, Céline Sciamma, França, 14 anos, legendado, 121min)
Marianne é uma jovem pintora na França do século 18 com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.
Dia 7 de agosto
14h – Isto não é um Filme (2011, Mojtaba Mirtahmasb, Jafar Panahi, Irã, Livre, legendado, 75min)
O documentário retrata um dia na vida do cineasta iraniano Jafar Panahi, acusado de cometer crimes contra a República Islâmica e que está em prisão domiciliar à espera do resultado de sua sentença no tribunal de apelação.
16h – Francis Ford Coppola - O Apocalipse de um cineasta (1991, Eleanor Coppola, Fax Bahr, George Hickenlooper, EUA, 16 anos, legendado, 96min)
O filme documenta os acontecimentos que se desenrolaram durante a realização de Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola. Com imagens de Eleanor Coppola, a obra detalha a criação caótica do diretor à beira de um colapso total.
18h – Noite de estréia (1977, John Cassavetes, EUA, 144min)
Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade que se sente culpada pela morte de uma fã. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece.
Dia 8 de agosto
14h - Sessão de Curtas (classificação 14 anos)
- As estátuas também morrem (1953, Chris Marker, Alain Resnais, Ghislain Cloquet, França, legendado)
- Travessia (2017, Safira Moreira, Brasil)
- Mborairapé (2023, Roney Freitas, Brasil)
- Interview (1979, Caroline Leaf, Veronika Soul, Canadá, legendado, 12 anos, 73min)
16h - Viola chinesa (1975, Júlio Bressane, Brasil) e O vampiro da cinemateca (1976, Jairo Ferreira, Brasil, 16 anos, 72min)
O filme “Viola chinesa” traz um curioso diálogo de Júlio Bressane e Grande Otelo que, em um misto de texto decorado e de improviso, se transforma em um pequeno manifesto pelo cinema experimental brasileiro. Já “O vampiro da cinemateca” é um ensaio poético e autobiográfico no qual Jairo Ferreira registra sua vida e a de seus amigos. Ele se transforma em um vampiro que se alimenta da vida noturna e da atmosfera cultural da cidade, buscando elementos para suas invenções cinematográficas.
18h – Onde jaz o teu sorriso (2001, Pedro Costa, Portugal, França, Livre, 104min, legendado)
O filme acompanha Straub e Huillet enquanto eles trabalham na terceira versão de Sicília!. Pedro Costa, através de sua câmera, registra cada momento do processo, desde as discussões acaloradas até os ajustes mais sutis na edição. O documentário também explora as ideias e os debates sobre cinema, ética e estética que surgem durante esse processo.