Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Propad divulga defesa de tese de doutorado

Apresentação do trabalho de Luiz Sebastião dos Santos ocorrerá no dia 30, às 15h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE promove defesa de tese de doutorado do aluno Luiz Sebastião dos Santos, na terça-feira (30), às 15h. O projeto tem como título “Mentoria Acadêmica e Autoeficácia Acadêmica na Relação Orientador/Orientando em Cursos de Mestrado e de Doutorado em Programas de Pós-Graduação na Área de Administração” e teve a orientação do professor José Ricardo Costa de Mendonça, da UFPE.

A banca será composta pelos professores José Ricardo Costa de Mendonça, UFPE; Bruno Campello de Souza, UFPE; Débora Coutinho Paschoal Dourado, UFPE; Diego Costa Mendes, UFV; Denise Clementino de Souza, UFPE-PPGIC. A apresentação acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com a aluna. É recomendado que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados. 

Resumo

Este estudo foi conduzido para fins de suporte a uma tese de doutorado que versa sobre a relação entre orientadores e orientandos em cursos de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação na área de Administração a partir da perspectiva dos construtos de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada por meio de formulário on-line, obtendo, ao todo, 405 respostas válidas, no modelo survey, a partir das escalas AEFS (autoeficácia no ensino superior) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017) para o construto de autoeficácia acadêmica e a MBS (mentor behavior scale) de Broder et al (2011) para o construto de mentoria acadêmica. Ambas as escalas demonstraram ter alta consistência interna e os resultados corroboraram em grande parte os estudos realizados nas áreas de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. As hipóteses do estudo foram também em grande parte confirmadas, demonstrando a importância da adoção de comportamentos de mentoria durantes as relações de orientação para a população objeto do estudo.

Mais informações
propad@ufpe.br

Data da última modificação: 25/08/2022, 17:39