Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação terá defesa de dissertação nesta segunda-feira (1º)

O trabalho, de autoria de Edmundo Matheus Barbosa Santana, foi orientado pelo professor Nelson Souto Rosa

A dissertação de mestrado “Rbinder: Uma Solução para Monitoramento Transparente de Aplicações Baseadas em Microsserviços”, produzida pelo aluno Edmundo Matheus Barbosa Santana e orientada pelo professor Nelson Souto Rosa, será defendida na próxima segunda-feira (1º), a partir das 14h, no auditório do Centro de Informática.

A banca examinadora será composta pelos professores Fernando Antônio Aires Lins (Departamento de Computação/UFRPE), Vinicius Cardoso Garcia (CIn/UFPE) e o orientador Nelson Souto Rosa (CIn/UFPE).

Resumo

Tracing tem sido aplicado ao estudo e entendimento do comportamento e desempenho de sistemas distribuídos. Apesar da atenção que o tópico tem recebido, dois importantes aspectos ainda são desafiadores e especialmente danosos ao contexto das aplicações baseadas em microsserviços: instrumentação de código e degradação de desempenho. Iniciativas de pesquisa tentam contornar a degradação com estratégias de amostragem dos traces gerados e coletados, e não contemplam desafios oriundos da grande heterogeneidade tecnológica da arquitetura de microsserviços. Este trabalho apresenta o Rbinder: uma nova abordagem para tracing de microsserviços que une utilização de proxies e monitoramento de chamadas do sistema operacional. Os proxies reúnem todo o código relacionado à geração e coleta de traces enquanto o monitoramento de chamadas permite o diagnóstico das relações de causalidade existentes entre as mensagens. Nós realizamos uma avaliação de desempenho que mostra o impacto do Rbinder sobre a execução de uma aplicação baseada em microsserviços. O Rbinder permite que os desenvolvedores se concentrem na lógica de negócio e não em sua instrumentação. Além disto, contempla a heterogeneidade intrínseca dos microsserviços por depender apenas de modificações na implantação da aplicação e dos mecanismos do sistema operacional em que ela é executada.

Data da última modificação: 29/03/2019, 15:50