Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação realiza defesas de dissertação de mestrado

Defesas acontecem, respectivamente, nos dias 18 e 19 deste mês

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da UFPE promove as defesas de dissertação de mestrado dos alunos Uilka Elisa Tavares, no dia 18 deste mês, e Daniel Silva Veras, no dia 19. Ambas as defesas acontecem via plataforma Google Meet, às 18h.

Com o título “Análise das Características Espectrais Multifonte da Cobertura do Solo em Região Semiárido – Bioma Caatinga”, o trabalho de Uilka Elisa Tavares contou com a orientação do professor João Rodrigues Tavares Junior. A banca examinadora tem a participação das professoras Ana Lúcia Bezerra Candeias (UFPE) e Gersica Moraes Nogueira da Silva (Centro de Síntese USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da USP - Polo São Carlos).

Com o título “Análise Temporal Multifonte e Multiespectral da Cobertura Vegetal do Estuário do Rio Sirinhaém – PE”, o trabalho de Daniel Silva contou com a orientação do professor João Rodrigues Tavares Junior. A banca examinadora tem a participação dos professores Rafael Rodrigues da Silva (UFPE) e Janaína Maria Oliveira de Assis (membro externo)

Resumo 1 

A presente pesquisa teve por objetivo analisar as características espectrais da cobertura do solo de uma parte da região semiárida de Pernambuco, por meio de índices físicos e com diferentes sensores orbitais aplicando integração multifonte. Para tanto, foram obtidas imagens dos sensores OLI do satélite Landsat 8 e MUX e PAN do satélite CBERS 4 em outubro de 2019 da região do Polo Gesseiro do Araripe e APA da Chapada do Araripe. Para o pré-processamento, as imagens foram reprojetadas para o sistema Sirgas/2000 24s, e foi aplicada correção radiométrica e conversão de ND para reflectância. Foram gerados os índices de vegetação e água NDVI, NDWI, NDBI e albedo para os sensores MUX e OLI para o estudo das características espectrais da região. Adicionalmente, foi gerado o índice de vegetação a partir da fusão das bandas do sensor MUX e da banda pancromática do sensor PAN para avaliar o resultado da integração multifonte de diferentes sensores. Os produtos obtidos foram analisados por comparação visual e por correlação. Também foram extraídas amostras da vegetação, área urbana, corpos hídricos e pastagem para analisar estas feições estatística descritiva. Para o Polo Gesseiro, os resultados indicaram melhor resolução espacial para NDVImux e sua versão fusionada NDVIpan com maior detalhamento da cena e forte correlação entre estes índices. NDVImux e NDVIoli e NDVIpan representaram visualmente de forma satisfatória a dependência da vegetação pela precipitação. O NDWImux e NDWIoli por outro lado, apresentaram media correlação. Em relação a APA da Chapada do Araripe, o NDVI e NDWI se destacaram no estudo da resposta da vegetação sob condições de seca e precipitação. O índice NDBI e o albedo não apresentaram distinção entre os meses estudados. O uso do sensoriamento remoto mostrou se eficiente no monitoramento de uso e ocupação do solo de áreas do Polo Gesseiro e da APA da Chapada, sugere se que trabalhos futuros podem utilizar outros índices e outros sensores para estudar estas duas áreas de grande relevância ambiental e econômica.

Resumo 2

A abordagem multisensor pode representar vantagens por conta da maior quantidade de imagens disponíveis num mesmo período de interesse e também por contribuir para aquisição de imagens livre de nuvens e/ou compatibilização de datas de aquisição mais próximas, dois aspectos importantes em estudos multi-temporais. Avaliar essa possibilidade em sistemas com cobertura global e acesso livre e aberto, como os dados Landsat, CBERS e Sentinel-2, é um aspecto adicional que vem contribuir com a comunidade usuária desses dados. Esta pesquisa propõe realizar análise temporal (anos 2000 a 2020) multifonte (dados Landsat, CBERS e Sentinel-2) da cobertura vegetal de mangue do estuário do Rio Sirinhaém, litoral sul do Estado de Pernambuco por meio de índices físicos de sensoriamento remoto (NDVI, SAVI, EVI, VARIgreen e NDWI). Além dos índices em resolução nativa dos sensores, também foram gerados os índices a partir das imagens fusionadas. Os índices gerados foram comparados e analisados via espacialização e geração de gráficos do tipo box plot e, a partir dessas análises, procedemos o mapeamento da cobertura vegetal por meio do fatiamento das imagens de índices de vegetação selecionados nos intervalos identificados. Os resultados encontrados até o momento nos permitem concluir que houve redução na cobertura vegetal da área de 15% ao longo dos 20 anos de pesquisa. Essa diminuição se dá principalmente com a substituição da cobertura vegetal nas bordas da área para o cultivo agrícola e/ou criação de pastagens para animais. As maiores variações na cobertura vegetal se deram no primeiro intervalo da pesquisa, entre os anos de 2000 e 2010. Em relação aos índices calculados a partir das imagens fusionadas, percebemos que agregaram melhorias no contorno visual das feições, com apresentação de bordas e contornos mais suaves e melhor definidos, mas no geral, apresentaram similaridade com os dados em resolução nativa quanto ao comportamento espectral dos alvos estudados; Na análise da cobertura vegetal, apenas o índice NDVI, e em alguns casos o índice NDWI, foram capazes de promover, virtualmente, plena separação entre as duas tipologias de mangue e por isso foram utilizados na geração dos mapas de cobertura vegetal; A metodologia apresentada nesse estudo, mesmo simples, permitiu obter ótimos índices de concordância (82,44%) quando sobrepomos aos dados do mapeamento do projeto MapBiomas.

Data da última modificação: 13/04/2022, 14:34