Evento de acolhida destaca importância de uma culutra ética

O encontro informou discentes sobre os meios de acesso à CET

Tendo como um dos principais temas a discussão Cidade Educativa, Cultura Ética e Nós, foi realizado o evento de acolhimento Integra CAV 2022, que deu as boas-vindas aos discentes do Centro Acadêmico de Vitória e do Centro Acadêmico do Agreste. O encontro marcou o início do semestre nos campi interiorizados da UFPE. Nele, Sérgio Ricardo Vieira Ramos, membro titular da Comissão de Ética (CET), trouxe para as e os participantes a ideia de cidade como lugar de encontro de pessoas, abordando ainda a utilização desses espaços públicos ao longo da História. Da comissão, estavam ainda presentes o presidente Lúcio Enrico Vieira Attia (membro titular), Karla Maria Rebelo Monteiro de Almeida (membro suplente), Lara Colognese Helegda (membro titular) e Denilson de Santana Neves (secretaria executiva). Amanda Soares de Vasconcelos, Representante Local da CET, foi outro nome presente.

O sentido do termo grego ethos (“costumes”, “valores”) fundamenta a palavra Ética, que significa o reconhecimento do outro e a necessidade de interagir com o mesmo, pressupondo um lugar de não-violência, de resistência à agressão. O professor Sérgio Ricardo pontuou essa questão para basear a ideia de “Cidade Educativa” como elemento fundamental para a disseminação da cultura ética. O encontro também foi marcado pelas informações sobre as competências da CET (formativa, consultiva, conciliadora, restauradora e apuradora), questão abordada também pelo presidente da comissão, Lúcio Enrico Vieira Attia. O presidente da CET informou que a Comissão atua sobre os agentes públicos da UFPE (docentes, técnicos, terceirizados/contratados e discentes - no exercício da função pública) e que, além disso, o Código de Ética da Universidade se aplica à comunidade acadêmica como um todo, incluindo  discentes, independente de estarem no exercício da função pública. Em seguida, foram expostos por ele alguns exemplos de denúncias que contrariam as normativas éticas (agressão verbal, assédio moral, transfobia, machismo, comentários racistas em rede social etc).

Uma outra questão importante foi a explanação sobre a diferença entre Comitê de Ética em Pesquisa (área da UFPE voltada para Pesquisa) e Comissão de Ética (setor destinado às relações humanas, buscando a boa convivência entre as pessoas na Universidade). Essa distinção foi realizada por Amanda Vasconcelos, que deu as boas-vindas aos discentes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) que compareceram ao encontro online, destacando a importância do evento para compartilhar as experiências vivenciadas nos três campi (Recife, Caruaru e Vitória).

ETAPAS - Foi dito pelo conselheiro Sérgio Ricardo que existe uma escala a ser seguida pelos discentes para que os problemas de natureza ética sejam solucionados, começando pela própria sala de aula, passando pela coordenação do curso, depois pela respectiva pró-reitoria e finalmente pelos órgãos de mediação (CET, SOPAD, CCD, EDR, e em casos mais específicos, Núcleo ERER, NACE, Núcleo LGBT, etc.) Foi destacado também pelo conselheiro que a cultura da impunidade estimula a cultura do silêncio e que é importante as pessoas se indignarem diante de situações de desrespeito. Lara Colognese registrou que tem sido difícil este início de volta às aulas no CAV, visto que os docentes se encontram muito sensíveis ao retorno às atividades presenciais, por causa dos efeitos da pandemia.

Data da última modificação: 25/10/2022, 18:43