Notícias Notícias

Voltar

UFPE divulga critérios para o vestibular 2025.2 dos cursos do Centro Acadêmico do Sertão

A seleção será realizada por meio das notas do Enem, sendo aceitas as edições de 2015 a 2024

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública a Resolução nº 8, de 1º de julho de 2025, que regulamenta o processo seletivo de vestibular para ingresso no segundo semestre letivo de 2025 nos cursos presenciais do Centro Acadêmico do Sertão (CAS). Estão contempladas as graduações em Licenciatura em História, Bacharelado em Gestão Pública, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia de Energias Renováveis.

A seleção será realizada por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2015 a 2024. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma única edição do Enem, a partir da qual será calculada sua nota final, com base na média ponderada das provas, conforme os pesos e notas mínimas específicas definidas para cada curso.

Para o curso de Licenciatura em História, por exemplo, é exigida nota mínima de 450 pontos nas provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens, que também recebem os maiores pesos na composição da média final (respectivamente, pesos 3, 3 e 2). Já nas provas de Ciências da Natureza e Matemática, o peso é 1 e a nota mínima exigida é de 300 pontos.

No Bacharelado em Gestão Pública, as notas mínimas são: 300 pontos para Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, e 450 pontos para Linguagens e Redação. As maiores contribuições para o cálculo da média vêm das provas de Linguagens e Redação, ambas com peso 2.

Para o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, as provas de Matemática e Ciências da Natureza possuem peso 3 e 2,5, respectivamente, com nota mínima de 450 pontos. A redação também é exigida com nota mínima de 450 e peso 2. Linguagens e Ciências Humanas têm peso 1,5 e 1, respectivamente, e exigem 300 pontos mínimos.

No curso de Engenharia de Energias Renováveis, os critérios são semelhantes aos da Engenharia Hídrica: nota mínima de 450 pontos nas provas de Redação, Ciências da Natureza e Matemática, que também têm os maiores pesos (2, 2,5 e 3, respectivamente). Linguagens e Ciências Humanas exigem 300 pontos e têm peso 1 cada.

De acordo com a resolução, será eliminado do processo o candidato que obtiver nota inferior ao mínimo exigido em qualquer uma das provas. A classificação final será feita com base na ordem decrescente da nota final ponderada, até o limite de vagas disponíveis por curso. Mais detalhes podem ser encontrados na resolução, que está publicada no Boletim Oficial da UFPE.

A resolução completa está disponível no Boletim Oficial da UFPE de 1º de julho de 2025.

Data da última modificação: 02/07/2025, 18:44

Vídeos Vídeos

  • Exposição Autorretratos no Centro de Artes e Comunicação
  • Herbário Geraldo Mariz UFP comemora marca de 100 mil amostras
  • Parentalidade em debate na UFPE