Os participantes terão a oportunidade de interagir com pesquisadores, estudantes universitários e profissionais de diversas áreas do conhecimento
O Clube de Ciências Brasil UFPE será realizado de 28 de julho a 1º de agosto, no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. O evento faz parte de um programa voltado para estudantes do Ensino Médio e dos dois primeiros anos do Ensino Superior, de instituições públicas ou privadas, que tenham interesse em vivenciar a ciência dentro do ambiente universitário. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio desta página.
Ao longo de cinco dias de imersão, os participantes terão a oportunidade de interagir com pesquisadores, estudantes universitários e profissionais de diversas áreas do conhecimento em uma experiência que combina aprendizado e experimentação.
“O evento busca estimular a vocação científica e ampliar o acesso de jovens à produção acadêmica, fortalecendo o compromisso da UFPE com a formação científica”, afirma a diretoria da Liga Acadêmica de Inteligência Artificial da UFPE (Ligia), fundada no Centro de Informática (CIn). Neste ano, a Ligia participa pela primeira vez como instrutora em um dos clubes temáticos oferecidos pelo evento. A proposta é apresentar aos participantes os fundamentos da IA por meio de atividades práticas, reflexões sobre tecnologia e sociedade e dinâmicas voltadas ao pensamento crítico e criativo.
CLUBES NA PROGRAMAÇÃO
Inteligência Artificial: da curiosidade à criação
Liga Acadêmica de Inteligência Artificial (Ligia)
A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, mas você sabe como ela funciona? Nesta oficina, vamos descomplicar esse tema com atividades interativas e criativas! Você vai entender como a IA aprende e como ela pode criar textos, imagens e músicas – tudo de forma acessível, sem precisar programar.
Saberes da Caatinga – Do saber popular à validação científica
Núcleo de Bioprospecção da Caatinga (NBioCaat)
Paloma Silva, Laís Galvão, Paulo Fernandes, Bruna Gomes e Caio Silva
Sabia que o Sertão pode esconder poderosos remédios naturais? Nesse clube, você vai explorar as plantas medicinais da Caatinga, seus usos tradicionais e o que a ciência já sabe sobre elas. Com atividades práticas e experimentos, vamos descobrir juntos os potenciais antioxidantes, anti-inflamatórios e muito mais dessas espécies incríveis.
Procurando a minha molécula: Uso de técnicas moleculares no estudo sobre o estresse oxidativo
Grupo de Prospecção Molecular e Bioinformática (ProspecMol)
Danyelly Bruneska, Rosângela Frade, Thaysa Santos, Ananda Cristina e Francielle Barbosa
Você sabia que o excesso de radicais livres pode danificar o DNA e contribuir para doenças como obesidade, diabetes e câncer? Nesse clube você aprenderá sobre o estresse oxidativo, sua relação com essas doenças e conhecerá na prática técnicas moleculares como PCR e quantificação de ácidos nucleicos.
¿¿Nanotecnologia e Impressão 3D na Saúde: Inovação em Sistemas Terapêuticos
Laboratório de Biodispostivos Nanoestruturados (BioNano)
Antônio Oscar, Heloisa Dantas, Brenda Cerqueira e Bianca Lopes
Neste clube você vai conhecer tecnologias modernas que estão transformando a área da saúde, como nanopartículas usadas em tratamentos, biossensores para diagnóstico e monitoramento de doenças, impressão 3D de próteses e sistemas de liberação controlada de fármacos.
Biologia Sintética
Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (LEMTE)
Maria da Conceição Viana, Anna Jessica Silva, Larissa Macedo, Samara Pinho e Vinícius Armelin
Já pensou em usar micro-organismos para produzir proteínas a partir de um DNA inserido neles? Neste clube, você vai aprender sobre como isso é feito de forma prática e acessível, com sinais visuais que indicam quais células realmente passaram a expressar o gene. Tudo isso para entender, de forma simples e aplicada, os princípios por trás de vacinas genéticas e da biotecnologia moderna.
Mais informações
Clubes de Ciências Brasil no Instagram @clubesdecienciabrasil