Notícias Notícias

Voltar

Grupo de Dança da UFPE é selecionado para se apresentar na China

O projeto inscrito no festival contemplou uma apresentação artística baseada no frevo

O Grupo de Dança da UFPE, vinculado ao Laboratório de Extensão e Ensino de Dança (Leed) da Universidade, foi selecionado para se apresentar do Chengdu International Sister Cities Youth Music Festival 2025, que ocorre de 23 a 30 de julho, na cidade chinesa de Chengdu, considerada um dos principais centros econômicos, culturais e tecnológicos do país. A seleção foi resultado de um projeto de dança com frevo, desenvolvido por alunos do Curso de Dança, que visa promover a cultura pernambucana no cenário internacional, fortalecendo também os laços de cooperação cultural entre Recife e Chengdu, cidades-irmãs desde 2016. A relação de irmandade entre Chengdu e Recife reforça os vínculos de colaboração, estimulando iniciativas como intercâmbios acadêmicos, culturais e sociais.

O Leed é coordenado pelo professor Arnaldo José de Siqueira Júnior e atua de forma integrada entre ensino, pesquisa e extensão, acolhendo projetos acadêmicos, atividades artísticas e grupos de dança formados por estudantes e docentes da UFPE. O projeto inscrito no festival contemplou uma apresentação artística baseada no frevo, ritmo símbolo de Pernambuco, levando um recorte da cultura brasileira para o intercâmbio multicultural proposto pelo evento.

De acordo com a carta de confirmação recebida pelo professor Arnaldo Siqueira, o grupo foi selecionado por sua “excepcional qualidade artística” e pela “singularidade da proposta cultural apresentada”. A organização do festival arcará com os custos de hospedagem, alimentação, transporte local e passeios culturais para os integrantes do grupo, além das passagens aéreas internacionais para dois membros, como reconhecimento pelo destaque da apresentação prévia enviada pelo Leed.

O Festival Internacional de Música Jovem das Cidades Irmãs de Chengdu é organizado pela Prefeitura Municipal de Chengdu, em parceria com o Escritório de Assuntos Exteriores da cidade. O evento reúne anualmente grupos de música e dança de cidades ao redor do mundo que possuem relações de irmandade com Chengdu, como é o caso do Recife. O festival oferece aos participantes não apenas a oportunidade de apresentar seus trabalhos, mas também de participar de visitas culturais, oficinas e experiências imersivas na cidade chinesa.

Data da última modificação: 02/07/2025, 18:36

Vídeos Vídeos

  • Exposição Autorretratos no Centro de Artes e Comunicação
  • Herbário Geraldo Mariz UFP comemora marca de 100 mil amostras
  • Parentalidade em debate na UFPE