A iniciativa ocupa diferentes espaços culturais da Universidade com sessões de cinema, oficinas artísticas e exposição
De 2 a 24 de julho, a Universidade Federal de Pernambuco, por meio de sua Superintendência de Cultura (Supercult), promove mais uma edição do projeto Saber & Brincar UFPE, com uma programação gratuita voltada ao público infantil, juvenil e também adulto. A iniciativa ocupa diferentes espaços culturais da Universidade com sessões de cinema, oficinas artísticas e exposição, promovendo experiências de aprendizado, diversão e expressão criativa nas férias escolares.
O projeto reforça o compromisso da UFPE com a democratização da cultura, a formação cidadã e a valorização da arte desde a infância. Através de uma abordagem interligada entre linguagens artísticas, a iniciativa busca proporcionar experiências sensíveis, educativas e acessíveis para o público durante o período de recesso escolar.
Cinema com sessões para todas as idades
O Cinema da UFPE exibe gratuitamente 12 filmes ao longo da programação em três horários distintos: às 14h, para o público infantil; às 17h, para adolescentes; e às 19h, para o público adulto.
Entre os títulos infantis que serão exibidos estão “Moana 2”, “Alice no País das Maravilhas” (1951), “Turma da Mônica – Laços” e “O Menino e o Mundo”. Para o público jovem, a programação inclui filmes como “As Crônicas de Nárnia”, “O Menino e a Garça”, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” e “Close”. Já os adultos poderão assistir títulos marcantes do cinema brasileiro como “O Céu de Suely”, “Aquarius”, “Piedade” e “Amor, Plástico e Barulho”.
Após cada sessão infantil, haverá uma oficina com uma hora de duração na qual as crianças poderão explorar temas do filme a partir de diferentes linguagens artísticas, como teatro, artes visuais e audiovisual. As inscrições são presenciais, feitas no momento de retirada dos ingressos.
Oficinas artísticas no Centro Cultural Benfica
O projeto também oferece sete oficinas gratuitas no Centro Cultural Benfica voltadas para crianças a partir dos 3 anos até adolescentes. As atividades ocorrem sempre das 14h às 17h, e abordam temas como música, teatro, artes visuais e audiovisual.
Programação das oficinas
De 8 a 10 de julho - “Moinho: A poesia e a memória como ferramentas para o corpo na cena” (Jogos cênicos e poesia do corpo - Classificação indicativa: A partir dos 14 anos)
Dia 14 de julho - “Desenhando Histórias do Coração: Minha caixa de memórias criativas” (Colagem e memória afetiva - Classificação indicativa: De 7 a 12 anos)
Dia 15 de julho - “Contando a Minha História: Zine e Colagem” (Criação de revistas artesanais - Classificação indicativa: De 7 a 15 anos)
Dia 17 de julho - Brincadeiras Populares (Jogos e cultura oral - Classificação indicativa: De 5 a 8 anos)
Dia 21 de julho - “Escutando, sentindo e brincando com o piano” (Escuta e improvisação: Musicalidade para iniciantes - Classificação indicativa: De 9 a 14 anos)
Dia 23 de julho - “Oficina de Videoclipe” (Linguagem audiovisual e expressão - Classificação indicativa: de 10 a 16 anos)
Dia 24 de julho - “Dedoche: Fantoches de Dedo” (Teatro de bonecos - Classificação indicativa: Maiores de 3 anos)
As inscrições para participar das oficinas do Benfica podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário on-line.
Exposição em cartaz
O Instituto de Arte Contemporânea da UFPE, localizado no próprio Centro Cultural Benfica, também segue com a exposição Vitalino Tecnoreprodutivo, aberta à visitação espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Grupos com mais de cinco pessoas podem agendar visitas mediadas com atividade prática de arte-educação ao final, enviando solicitação para o e-mail educativo.cultura@ufpe.br.