Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza defesa de tese de doutorado na quarta-feira (30)

Trabalho é de autoria de Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove a defesa de tese de doutorado do aluno Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo. A defesa acontece na quarta-feira (30), às 15h. A apresentação acontece de forma on-line. Interessados em assistir entrar em contato com o aluno através do email mjcea@cin.ufpe.br.

Com o título “Segmentação de Imagens de Cenas Naturais Baseada no \textit{Speed Drawing Challenge} com Aplicação em Segmentação de Mapas e Plantas Baixas, o trabalho contou com a orientação do professor Carlos Alexandre Barros de Mello. A banca examinadora conta com os professores Tsang Ing Ren (UFPE/Centro de Informática), Cleber Zanchettin (UFPE/Centro de Informática), Mylène Chistine Queiroz de Farias (UnB/Departamento de Engenharia Elétrica), Francisco Madeiro Bernardino Junior (UPE/Escola Politécnica de Pernambuco) e Marcelo Walter (UFRGS/Instituto de Informática).

Resumo

O Speed Drawing Challenge consiste em um desafio em que artistas devem representar um desenho em segundos sem perder as principais características que o tornam fiel ao desenho original. À medida que o tempo é reduzido, o artista se encaminha a produzir um desenho mais simples, se aproximando de um desenho contendo apenas os traços mais representativos, focando nos contornos. Para o problema de detecção de contorno, uma imagem de borda representa um desenho produzido sem uma grande limitação de tempo. Assim, o método proposto faz uso dos conceitos de superpixel, detecção de bordas e mapas de saliência para produção de uma imagem, simulando a variação de tempo do Speed Drawing Challenge: a modelagem do desafio em poucos segundos expressa uma imagem com apenas os contorno mais relevantes detectados. Diferente das técnicas do estado-da-arte, o método proposto gera uma imagem de bordas já final, sem necessidade de posterior pós-processamento como binarização. Mais do que um algoritmo apenas, propomos uma metodologia que pode ser aplicada de formas diferentes, mas seguindo a mesma ideia, em outros domínios, como na segmentação de mapas e plantas baixas. Os resultados alcançados foram bastante promissores quando o método é aplicado a imagens de cenas naturais e plantas baixas.

Data da última modificação: 28/03/2022, 16:04