Agenda de Defesas
- UFPE/
- Pesquisa/Inovação/
- Agenda de Defesas/
- Mestranda defende dissertação sobre tecnologia educacional baseada em gamificação para enfrentamento de arboviroses no Ensino Médio
Agenda de defesas Agenda de defesas
Mestranda defende dissertação sobre tecnologia educacional baseada em gamificação para enfrentamento de arboviroses no Ensino Médio
A defesa acontece amanhã (26) por videoconferência
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA), do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, divulga a defesa de dissertação da mestranda Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo, que acontece amanhã (26), às 9h. O trabalho, intitulado “Validação de uma Tecnologia Educacional Baseada em Gamificação para o Enfrentamento de Arboviroses no Ensino Médio”, foi desenvolvido na linha de pesquisa “Educação e Saúde” e teve orientação da professora Rosalie Barreto Belian. A defesa será realizada por videoconferência via Google Meet.
As membras internas da banca examinadora são as professoras Daniela Tavares Gontijo e Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, ligadas aos Departamentos de Terapia Ocupacional e de Enfermagem respectivamente. A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha, do Centro de Educação, é a membra externa. O professor Amadeu Sá de Campos Filho, do CCM, participa como membro externo.
Resumo
Tidas como enorme desafio para o cenário epidemiológico brasileiro, a dengue, a chicungunha, a febre amarela e a zika são constantemente classificadas como ameaças para a saúde pública. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro só piora frente à prevalência dos ciclos de epidemias em quase todo território nacional. Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor baseadas em modelos tradicionais que têm se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque quando utilizadas como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente, quando atreladas ao uso de tecnologias, o que possibilita um maior alcance às necessidades do indivíduo. No que diz respeito ao uso de tecnologia, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem através da aprendizagem móvel. No caso do Arboedu, a estratégia conta com o envolvimento das famílias a partir da influência do adolescente nas mudanças de práticas protetivas, através de atividades lúdicas e gamificadas que promovem a aproximação do público aos serviços. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu – composta pelo aplicativo móvel, a plataforma web e o Guia do Professor – como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educativa, através da abordagem quantitativa. A tecnologia Arboedu foi avaliada por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (objetivos, apresentação e amigabilidade, conteúdo, relevância, e alcance dos pressupostos pedagógicos). O Arboedu alcançou um índice de concordância geral de 99% (0,99), conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os preceitos para os quais foram desenvolvidas. Sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia. As palavras-chave da dissertação são arboviroses; saúde do adolescente; educação em saúde; tecnologia educacional; aplicativos móveis; e validação de software.
Mais informações
ppgsca.ccm@ufpe.br